São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Desatada
Enquanto aguarda Antonio Palocci, a CPI dos Bingos continuará a sangrar o ministro. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) já quer convocar Márcio Francisco, o empresário de Ribeirão Preto que acusa assessores do petista de cobrarem propina para liberar recursos do BNDES.

Ao gosto do freguês
Pressionado pelo PT, o sub-relator da CPI dos Correios Gustavo Fruet (PR) está disposto a incluir em seu texto final a campanha do também tucano Eduardo Azeredo ao governo de Minas. Mas irá estender a medida.

Caneta na mão
Os primeiros alvos de Fruet serão as campanhas paulistas do PT, centrando fogo nas comandadas por Duda Mendonça, como a de Aloizio Mercadante e José Genoino em 2002. O resultado estará em seu texto final.

Outro lado
A respeito das reclamações da CPI dos Correios, o Ministério da Justiça diz que os dados da conta Dusseldorf, de Duda Mendonça no exterior, não podem ser encaminhados à CPI dos Correios sem o consentimento das autoridades americanas, o que ainda não ocorreu.

Limite definido
No que diz respeito aos fundos de pensão e interesses de empresas privadas, a CPI vai mirar a partir de agora os repasses das empresas ligadas a Daniel Dantas às agências de Valério.

Matar no ninho 1
O presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS), e o sub-relator ACM Neto (PFL-BA) se reuniram com o presidente do Supremo, Nelson Jobim, para argumentar contra a concessão de liminar ao fundo de pensão da Cedae.

Matar no ninho 2
Os parlamentares apresentaram dados para justificar a quebra de sigilo da Cedae. Tentam evitar um efeito em cascata sobre as outras entidades.

Bandeirada
Um hábito da antiga rotina de Solange Pereira, a ex-secretária de Delúbio Soares, chama a atenção de seus vizinhos na zona leste paulistana. A funcionária que "deu o bolo" na CPI ia para o trabalho e voltava dele sempre de táxi, pago pelo PT.

Criando poeira 1
A última grande obra da CPI do Mensalão: as quatro caixas, intocadas, com os sigilos de João Cláudio Genu, assessor de José Janene (PP), não poderão ser utilizadas pelo Ministério Público, conforme decisão da Casa.

Criando poeira 2
A exemplo do que ocorreu com a CPI do Banestado, a do Mensalão terminou sem aprovar relatório, o que impede a transferência direta dos papéis. Oposicionistas preparam recursos à Justiça pedindo a liberação.

Prestigiado
Lula confirmou presença na posse de seu ex-ministro Eduardo Campos na presidência nacional do PSB. Será no dia 7 de dezembro em Brasília.

No forno
Devem entrar esta semana na pauta de votações da Assembléia paulista os projetos de lei 11 e 10, ambos deste ano, que promovem uma reorganização do Judiciário no Estado. De autoria do TJ, se aprovados, eles criarão quase 600 cargos de juiz.

Conta pesada
Os magistrados defendem a medida dizendo ser ela fundamental para a modernização da Justiça, mas cálculos preliminares dos deputados indicam que a ampliação pode custar até R$ 230 mi por ano. O custo não está previsto no Orçamento-06.

Alta velocidade
Advogados de Marta Suplicy (PT) estranharam o "atropelo" da Promotoria paulistana em pedir o indiciamento da ex-prefeita no caso da contração de uma ONG por sua administração. O inquérito policial ainda está em fase de depoimentos.

TIROTEIO

Do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) sobre José Dirceu ter afirmado em entrevista que sente o apoio das pessoas nas ruas e aeroportos:
-Em que país ele está morando? Só pode ser Cuba.

CONTRAPONTO

Afiando a faca

Na quinta passada, os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB) e Heloisa Helena (PSOL-AL) foram convidados a participar do programa de culinária da colega Iris Araújo (PMDB-GO), "Cozinhando com dona Iris".
A atração, exibida todas as semanas numa emissora goiana, mistura receitas de pratos com bate-papo. Suassuna, conhecido apreciador dos prazeres à mesa, preparou carne-de-sol, mandioca cozida, pirão de leite.
Para a sobremesa, ele atacou de mousse de ameixa, tendo a senadora do PSOL como ajudante. Antes da gravação, Heloisa mandou um bilhete ao peemedebista: "Cuidado, sou sempre um perigo com a faca".
No ar, mais piadas:
-Aproveitando a ocasião, será que o escândalo vai virar pizza?-, brincou a apresentadora.
Depois, Heloisa disparou:
-Ney, ofereça primeiro à Iris. Se ela não morrer, eu como.


Próximo Texto: CPI irá propor indiciamento de Genoino, Dirceu e Gushiken
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.