São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

"Picasso no Brasil"

Globc

Amanheceu e Mônica Bergamo postou ontem que "Criminosos levam Picasso e Portinari do Masp", na Folha Online.
O dia avançou com as hipóteses policiais, por portais e telejornais, de que o "Masp não tinha alarme", foi "quadrilha suspeita outras vezes", "falta de infra-vermelho impede imagens" etc. A TV apelou a "storyboard". Adib Jatene, o presidente do conselho, afirmou ao Terra que "acontece" em outros e o museu "é seguro". Porém "não faço parte da administração".
Pelo mundo, com destaque nas agências de Google e Yahoo, no espanhol "El País", BBC, até na financeira Bloomberg, o enunciado era um só, "Ladrões levam Picasso no Brasil". Mais abaixo, "também Portinari".

2008, O TESTE DE FORÇA
No café com jornalistas, ontem, Lula disse só estar "de antena ligada" na crise de crédito dos EUA. CPMF, não.
Em longa reportagem de Joanna Chung desde Londres, ontem no "Financial Times", "Emergentes encaram teste de força" em 2008. É "consenso" que Brics e outros estão estruturados, "mas também se reconhece que ainda não foram testados". Com o desaquecimento de EUA e Europa agora, terão que provar sua força com "demanda interna".

5% E SUBINDO
"Agora só penso no Natal e no Ano Novo", falou Lula no café, segundo a Veja On-line. Nada de "pacote". Nas festas, destacou a Agência Brasil, só interessa a Lula a "convicção" do crescimento de 5% e "um pouquinho mais a cada ano".

"BOM À BEÇA"
Pouco depois, o IBGE trazia mais boa nova. No destaque da Reuters Brasil, "Mercado de trabalho bate recordes". Para o órgão, foi um resultado "fantástico", até "bom à beça".
Repercutiu por Bloomberg e Dow Jones, esta em longa reportagem, encerrando com o registro de que a taxa não é "inteiramente comparável" à dos desenvolvidos, pois aqui existe "muito subemprego".

OTIMISMO LATINO
BBC e sites no exterior dão pesquisa global da Gallup que flagrou os latino-americanos como "os mais otimistas com 2008": para 54%, será melhor. A média mundial foi de 33%.

"VALORES" E O ETANOL
FHC fechou o ano dizendo a um usineiro, segundo o blog de Luis Nassif, que "perder R$ 40 bi afeta qualquer governo".
E dando conselhos aos EUA na "Newsweek", como postou o blog de Sérgio Dávila. No enunciado, "Esqueçam ajuda e comércio: o que a América Latina quer dos EUA é que se lembrem dos seus valores". Mas lá pelo fim pediu "prova tangível de generosidade, por exemplo, reduzir subsídio que impede o acesso". De etanol.

MEMÓRIA
Para celebrar os 75 anos do serviço mundial da BBC, a ex-correspondente Sue Branford lembrou o Brasil dos anos 70. Um episódio: após presenciar na USP a invasão militar, abrigou com relutância um aluno que "implorou". Ele acabou morto. E ela chegou a ser "levada pelo Dops".

cnn.com
COLETIVA DO TERROR
AP e outras deram convocação de coletiva pela Al Qaeda, com sites para o envio das perguntas. Para um especialista, "a capacidade de mídia" do grupo só faz crescer


GIL FICA
Lula jantou com Gil e, diz o blog de Lauro Jardim, deu "fim à novela". Ele "fica". A conversa "até a madrugada" acertou "licença para tratar da voz". E ele vai "até o fim, pelo andar da carruagem".

O CINEMA CRESCE
O "Hollywood Reporter" deu relatório apontando a "indústria de exibição" da América Latina como "pronta para cinco anos de festa", até 2011. Brasil e México são os países que "lideram a festa".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Pará: Servidores do Incra são alvo de processo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.