São Paulo, segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hélio Costa é primeiro em MG; PT se sai melhor com Pimentel

Ministro das Comunicações vai de 31% a 37%; petistas disputam candidatura

FERNANDO BARROS DE MELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), lidera todos os cenários em que seu nome aparece na pesquisa Datafolha para a sucessão do governo de Minas Gerais.
As intenções de voto de Costa variam de 31% a 37%, este último resultado atingido no cenário em que não há nenhum petista disputando o governo. Nesse caso, o atual vice-governador e candidato do tucano Aécio Neves, Antonio Anastasia (PSDB), fica com 13%. A taxa dos que não souberam dizer o seu candidato ficou em 26%.
Costa já liderava todos os cenários na pesquisa anterior, que foi realizada em março. Naquele momento, seu desempenho ia de 37% a 43%.
A pesquisa Datafolha publicada hoje foi feita entre 14 e 18 de deste mês e ouviu 1.075 moradores de Minas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos
Nos casos em que há petistas na disputa, Hélio Costa também lidera. No primeiro caso, ele fica com 31% contra 19% do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) e 10% de Anastasia. Nesse cenário, a taxa dos que ainda não sabem em quem vão votar ficou em 23% e a de votos nulos e brancos, em 12%. Em março, Costa tinha 37%, contra 24% de Pimentel e 4% de Anastasia.
No cenário em que o candidato petista é o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Costa tem 32%, Patrus, 12%, Anastasia, 10%, e 24% não sabem em quem irão votar.
Nos cenários pesquisados sem o ministro das Comunicações, Pimentel fica com 28% contra 12% de Anastasia.
Quando o candidato petista o é Patrus, ele tem 19% contra 14% do atual vice-governador, ou seja, eles estão em empate técnico. Aécio Neves diz que sua prioridade hoje é eleger Anastasia. O governador já começou a viajar com seu vice.
Já o PT ainda não decidiu seu candidato em Minas. Recentemente, a disputa pelo comando do partido no Estado rachou os grupos de Patrus e Pimentel, que acabou vencedor.
Nos cenários em que Hélio Costa é descartado como candidato ao governo, as taxas de votos brancos, nulos e dos que não sabem dizer em quem pretendem votar atinge 53%.

Eleitorado
A maior parte do eleitorado mineiro ainda está distante da sucessão estadual: 73% não souberam dizer espontaneamente em quem vão votar. Nesse tipo de medição não é apresentada uma lista de candidatos e o eleitor declara seu voto a quem quiser.
O nome mais lembrado espontaneamente pelos eleitores de Minas Gerais é o de Aécio Neves (9%), governador há dois mandatos e que não pode concorrer à reeleição.
O segundo colocado na declaração espontânea dos eleitores é Fernando Pimentel, com 3%. Hélio Costa e Anastasia têm 2% e Patrus, 1%.


Texto Anterior: Cabral lidera com 15 pontos à frente de 2º
Próximo Texto: Festa de arromba: 35 mil são convidados para aniversário de Rezende
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.