São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum foi bom, mas falta ação, diz "intocável"

DA ENVIADA ESPECIAL A MUMBAI

Os problemas dos "dalit" -indianos que fazem parte da casta dos "intocáveis", a mais baixa de todas- foram um dos temas mais discutidos durante os trabalhos do Fórum Social Mundial. A coordenação do fórum estima que, de 78 mil participantes do evento, 30 mil eram homens e mulheres "intocáveis".
O intocável Prabhu Daial, 62, é analfabeto e mora numa aldeia da região do Estado de Uttar Pradesh. "Não queremos ser mais pobres do que os outros indianos", declarou Daial ontem à Folha com a ajuda de um tradutor.  

Folha - O senhor gostou de ter participado do fórum?
Prabhu Daial -
O fórum promoveu um encontro entre todos nós e isso foi ótimo, mas precisamos fazer alguma coisa para que as idéias discutidas aqui mudem alguma coisa na nossa vida.

Folha - O senhor se sente discriminado?
Daial -
Não é justo sermos tratados de forma diferente dos outros. Vivemos numa pobreza maior do que a que afeta os outros indianos.

Folha - Quais são as reivindicações dos dalit?
Daial -
Queremos ter direitos sociais e lutamos para que o governo incentive a agricultura.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Indianas - Surpresa: Secretário gaúcho tem os pés beijados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.