São Paulo, terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recebo PMDB de braços abertos, afirma petista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com a nomeação de Edison Lobão, o presidente Lula cumpre a promessa que havia feito ao PMDB, mas que vinha postergando desde o ano passado diante das pressões da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
O PMDB passa agora a controlar 6 das 37 pastas da Esplanada. Também são peemedebistas os ministros da Integração Nacional, Agricultura, Saúde, Comunicações e Defesa.
Lula negou que estava chateado com a indicação: "Lobão, só pode pensar isso de mim quem não me conhece. Em primeiro lugar, eu aprendi, e por isso sobrevivi e cheguei aqui, a manter relação política no maior respeito, seja com aliados ou com adversários. Na medida em que um companheiro é indicado por um partido político que tem tido a relação democrática que tem conosco, como o PMDB, ou como os outros partidos aliados, eu me reservo o direito de receber as pessoas de braços abertos".
Lula falou em "aliança estratégica" ao se referir ao PMDB, mas confessou que o "ideal" seria governar sozinho: "O ideal do mundo era que nós pudéssemos ganhar as eleições e sozinhos elegermos 400 deputados, 70 senadores e não precisar de ninguém. Isso é ilusão. O Sarney conseguiu fazer 300 e poucos constituintes, 23 governadores de Estado e teve dificuldades para governar o país porque dentro do próprio partido as cabeças pensantes e divergentes pensam diferente do presidente". Responsável pela indicação de Lobão, o senador José Sarney (PMDB-AP) não foi à posse, prestigiada pelos demais integrantes da cúpula do PMDB -inclusive pelo senador Renan Calheiros (AL).
No discurso, Lula disse que a vida de Lobão foi pesquisada com "lupa", mas que, apesar da torcida dos adversários, ele acabou nomeado. (LS E HM)


Texto Anterior: Decisão: Prioridade do gás é garantir energia, diz Lula
Próximo Texto: Laranja desconhecia empresa no Maranhão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.