São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Os ministros e o enxofre

De uma só vez, o editor para a América Latina e o correspondente do "Financial Times" jogaram no ar três longas entrevistas com Dilma Rousseff, Guido Mantega e Celso Amorim. Precedidas por editorial dias antes contra Hugo Chávez e aliados, seu foco foi a relação de Lula com Venezuela, Bolívia, gás, petróleo.
Nas respostas, Dilma e Mantega defenderam o PAC dando por modelo o britânico Gordon Brown, futuro primeiro-ministro. Questionado quanto a Chávez, Amorim reafirmou a defesa da democracia por Lula.
 
De Chávez, fazendo piada com George W. Bush ao discursar na faixa petrolífera do Orinoco, na Reuters, "aqui sim se cheira enxofre... vou mandar a Lula para quando o diabo for a Brasília... Lula, vou lhe mandar".

MAIS UMA CHANCE
Na agência Kyodo, "fontes do governo" japonês dizem que o país "planeja se unir a Brasil, Índia e Alemanha", como há dois anos, e propor "novamente" a expansão do Conselho de Segurança da ONU. O lançamento conjunto seria em meados do ano.

TROPAS E CARNAVAL
No Haiti, segundo a BBC Brasil, "a folia carnavalesca foi marcada por canções que satirizam a força de paz da ONU" ou "Minustah", como ela é chamada. São versos tipo "você invadiu nosso país, você precisa melhorar as coisas" ou, pior, "saia de nosso país".
O Haiti voltou a chamar a atenção, com o "Washington Post" de ontem, por exemplo, dizendo que, "apesar da ONU, muito da capital é controlado por gangues". Para o "Miami Herald", o país "se estabiliza, mas o progresso é lento".

PARAPOLÍTICA LÁ
Se de um lado a Colômbia é dada como modelo para o Rio na revista "Época", da Globo, de outro jornais estrangeiros como "New York Times" e "El País" destacam a crise aberta pelas milícias paramilitares e sua ligação com o governo. Já caiu a ministra do exterior.
Diz o "Financial Times" que é "um escândalo crescente ligando figuras centrais da coalizão de Alvaro Uribe com paramilitares". O esquema foi apelidado de "parapolítica", o título do editorial do "El País".

ANTIESCRAVIDÃO
Em tempo, o americano "Christian Science Monitor", em texto do correspondente Andrew Downie, deu como os parlamentares brasileiros introduziram, na lei da "Super Receita", novas normas que "anulam o poder de auditores e procuradores" e "ameaçam os esforços antiescravidão".

Tem mais de 20 mil homens nas ruas de Salvador. Gastei R$ 15 milhões com a segurança do Carnaval. E para quê? Para a Globo inventar que este está sendo um dos mais violentos da história. Não é verdade. Isso é invenção do pessoal da Globo daqui que é ligado ao ACM.


De JAQUES WAGNER , governador da Bahia, ontem à 1h, ao blogueiro Ricardo Noblat, do Globo Online.


A primeira imagem dos brasileiros no caminhão, pelo NewsChannel5, com reprodução no site da BBC Brasil


GRADES E OUTRAS TÁTICAS




Deu no canal americano NewsChannel5, em seguida na BBC Brasil e daí para os sites brasileiros, "Jornal da Band", "Jornal Nacional" e demais.
São os 40 brasileiros presos ao entrar no Texas. Não por acaso, ontem o destaque na primeira página do "New York Times" era o êxito das "táticas pesadas para deter" as invasões de latino-americanos ilegais, pelo México. Entre várias fotos, o jornal chamou a atenção para aquelas dos muros com grandes estacas (acima) que barram carros e caminhões.

UMA REVOLUÇÃO
Andres Oppenheimer, do "Miami Herald", se empolgou com o projeto "um laptop por criança", OLPC, a ponto de dedicar coluna a descrever o teste que fez com o aparelho. No título, "laptop pode iniciar uma revolução na educação".
É o de US$ 150 lançado no Brasil, no ano passado, por Nicholas Negroponte, do MIT -e irmão do subsecretário de Estado, John Negroponte.

CUBA LIVRE
Richard Stallman, pioneiro do software livre, conseguiu de Cuba, pelo que noticia a AP, a promessa de migrar o sistema estatal de Microsoft para Linux. A CNET registra que é o caminho trilhado por países como China, Brasil e Noruega e por cidades como Amsterdã, Bristol e Munique.
E o BR-Linux cita os elogios de Stallman à ditadura, "este país tem tradição de resistir".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Forças Armadas: Presidente assina decreto e nomeia novos comandantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.