São Paulo, segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

perfil

Petista militou com Dilma na ditadura militar

DA REPORTAGEM LOCAL

A amizade de Fernando Damata Pimentel, 58, com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) remonta à militância estudantil contra a ditadura. Ambos eram membros do Colina (Comando de Libertação Nacional), grupo armado de esquerda.
Ele foi preso em 1970 e libertado em 1973. Economista com mestrado em ciência política, Pimentel foi um dos fundadores do PT em Minas, na década de 80.
Ele e Dilma se reaproximaram em 2002, na transição do governo Fernando Henrique Cardoso para o governo Lula. Dilma, na época, era recém-filiada ao PT. Hoje, ele integra o núcleo que coordena a pré-campanha da ministra à Presidência e é apontado como um dos políticos mais próximos a ela.
Pimentel está dividido entre a função de coordenar a campanha e apresentar-se como pré-candidato ao governo de Minas Gerais, mesma ambição do ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social). Ele exerceu os cargos de vice-prefeito na gestão de Célio de Castro -tendo assumido a prefeitura em 2003 em caráter definitivo em função da renúncia de Castro por questões de saúde -, e foi eleito novamente prefeito em 2004.
Pragmático, Pimentel causou desconforto no PT ao defender uma aliança estratégica com o governador Aécio Neves (PSDB). Juntos, atuaram para eleger o atual prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB).


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.