São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

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Jornal "Agora" festeja dez anos de vida e cinco de liderança

Criado em 1999, veículo renovou o jornalismo popular e se tornou o líder de venda nas bancas de SP a partir de 2004

Nilson Camargo, que edita o "Agora", destaca que jornal trocou o desgastado modelo sensacionalista pela defesa dos interesses dos leitores


DA REDAÇÃO

O jornal "Agora São Paulo", do Grupo Folha, comemora hoje o décimo aniversário de um projeto editorial que renovou o jornalismo popular no Estado.
Criado para substituir a "Folha da Tarde", que na época vendia cerca de 15 mil exemplares diários, o "Agora" priorizou a prestação de serviços e a defesa dos direitos do cidadão.
Em 2004 ele tornou-se líder de venda em banca em São Paulo, e desde então vem ampliando sua vantagem. Em janeiro último, segundo o Instituto Verificador de Circulação, o "Agora" tinha uma circulação diária de 93.661 exemplares, contra 61.444 do "Diário de S. Paulo" e 51.473 do "Jornal da Tarde".
Como afirma o editor do jornal, Nilson Camargo, "o "Agora" rompeu com o desgastado modelo sensacionalista que valorizava o noticiário de casos policiais, histórias inverossímeis e mulheres despidas de qualquer bom gosto em suas páginas. O foco do "Agora" é a defesa dos interesses cotidianos do leitor como cidadão, contribuinte, consumidor e trabalhador".
Em 2003, por exemplo, o "Agora" revelou que mais de 2 milhões de aposentados tinham direito à correção de perdas sofridas com antigos planos econômicos, impulsionando uma onda de revisões que beneficiou os segurados do INSS.
O "Agora" é um dos poucos veículos do país a dedicar uma página diária para defender o leitor em suas relações com as empresas e o Estado. Em dez anos, o jornal expôs 22.813 reclamações, das quais 73,9% foram resolvidas. Além disso, fiscaliza a qualidade dos serviços públicos, como transportes, hospitais, escolas e áreas de lazer -parques, praças e centros esportivos. "O jornal também se preocupa com o lazer do trabalhador e da dona de casa, apresentando extenso noticiário esportivo e dos programas de TV", afirma Camargo.
É isso que explica a liderança do "Agora" em seu segmento: "Somos pragmáticos e não temos vergonha de fazer um jornal simples todos os dias. Não queremos reinventar a roda e nem fazer um jornal para ganhar prêmios em júris formados por colegas. Fazemos um jornal útil, e o leitor sabe disso".


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