São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

41% dos padres tiveram relação afetiva, diz estudo

DO ENVIADO A INDAIATUBA (SP)

Dos 758 padres ouvidos por pesquisa do Ceris (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais), órgão da CNBB, 41% disseram já ter tido "envolvimento afetivo com mulheres".
Sobre se esse "envolvimento" poderia ser só amizade ou se teria conotação sexual, o sociólogo e diretor-executivo do Ceris, Luiz Alberto Gomez de Souza, disse que, "pela maneira como foi perguntado, seria um relacionamento sexual".
Os entrevistados representam 4,6% dos 16,6 mil padres do país. Para Souza, a amostra não tem a mesma acuidade da planejada (11%), mas o resultado diz que "há uma tendência". A pesquisa foi feita em 2003. Não foi divulgada a metodologia.
Instado a comentar a pesquisa, dom Eduardo Benes, bispo de Lorena (SP), disse que é possível que muitos tenham tido contato com mulheres antes de entrar para o seminário. O diretor do Ceris, porém, afirmou que o questionário, enviado pelo correio a 1.834 padres, referia-se à vida presbiteral.
O resultado da pesquisa será analisado por uma teóloga, um sociólogo e um psicólogo, todos leigos. (GB)

Texto Anterior: Igreja católica: Aliança entre PT e movimento social foi rompida, diz CNBB
Próximo Texto: Panorâmica - Campo minado 1: Boff diz que MST é uma vítima dos conflitos sociais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.