São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alencar sugere que política de juros do BC é "imbecil'

Vice diz concordar com Maria da Conceição Tavares

DA AGÊNCIA FOLHA, EM OURO PRETO

O presidente interino, José Alencar, fez ontem em Ouro Preto (MG) um dos mais duros ataques à política monetária brasileira. Citou a economista Maria da Conceição Tavares para lembrar que ela classifica de "imbecil" a política monetária, sob a tutela do Banco Central. Em discurso, defendeu a política econômica do governo Lula, citando "desenvolvimento" e "avanços sociais", mas não poupou o BC -sem citá-lo.
"Neste momento, sou levado pelas emoções que me ditam o coração para, mais uma vez, despertar a nação brasileira para a política monetária de juros altos, os mais altos do mundo, contrária aos interesses nacionais", afirmou. O presidente interino foi aplaudido por autoridades e convidados.
Em entrevista, Alencar disse ser um "absurdo" transferir a "renda do trabalho para o sistema financeiro". Também afirmou que "as coisas não são fáceis", mas que Lula pratica austeridade fiscal e orçamentária.
"O único erro que eu acho e bato contra é a política monetária. Aliás, a professora Maria da Conceição Tavares tachou a política monetária brasileira de imbecil. Eu tenho falado que é equivocada. Eu não cheguei a esse adjetivo, mas ao lado dela eu estarei bem acompanhado, porque é uma das que mais conhece de economia."


Texto Anterior: Janio de Freitas: O crime não precisa de outros
Próximo Texto: Forças Armadas: Para almirante, mal-estar não adiou reajuste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.