São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Culto simultâneo atrai em SP e no Rio 2 milhões de fiéis da Igreja Universal

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um culto simultâneo da Igreja Universal do Reino de Deus reuniu cerca de 1 milhão de pessoas em São Paulo e mesmo número no Rio de Janeiro, segundo cálculos da Polícia Militar. Os eventos causaram quilômetros de congestionamentos em ambas as capitais.
O culto organizado pela Iurd em todo o país ganhou o nome de "O Dia D", no qual fiéis supostamente em dúvida deveriam afirmar sua ligação com a igreja. É o primeiro evento do gênero, e a expectativa da Universal é que o culto tenha reunido 8 milhões de pessoas.
No Rio, fiéis chegaram em mais de 3.000 ônibus alugados pela igreja, que ficaram espalhados pelas ruas da região. Depois que o evento terminou, o metrô fechou as portas da estação de Botafogo, em razão da grande aglomeração de pessoas.
O prefeito Eduardo Paes (PMDB) pediu desculpas pelo caos no trânsito, afirmando que o evento foi subdimensionado pela prefeitura, com base em informações dos organizadores.
Em São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontou um pico de 16 km de congestionamento na região do autódromo de Interlagos, onde ocorreu o culto.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) relativizou o problema. Disse que "grandes eventos" devem ser realizados no local. "Fico feliz [com o evento] porque cada vez está consolidando mais aqui, o autódromo. Houve uma interferência, é natural um evento com essa dimensão, mas a interferência seria muito maior se fosse em outro local", disse o prefeito.
A Igreja Mundial, fundada por um bispo que deixou a Universal, tem usado o mesmo dia 21 de abril para um evento nacional.
No Rio, o culto teve a participação do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), bispo licenciado da Iurd. Ele cantou três músicas e participou de orações. Fiscais eleitorais monitoraram a participação dele, mas consideraram que não houve menção política.
O líder da igreja no Estado, bispo Darlan Ávila, pedia que os fiéis depositassem em sacolas "pedidos e contribuições". Um vídeo, feito em Londres, com o fundador da igreja, bispo Edir Macedo, foi transmitido no evento. (CIRILO JÚNIOR e RUBENS VALENTE)


Texto Anterior: Eleição indireta agravou crise, diz procurador-geral
Próximo Texto: Toda Mídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.