São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney diz que aliança com tucano é "suicídio"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador José Sarney (PMDB-AP) reforçou ontem o movimento da ala do PMDB contrária à coligação nacional do partido com o PSDB. Ele participou, pela primeira vez, de reunião do grupo em Brasília e redigiu a nota aprovada no encontro, que critica duramente a pré-candidatura de José Serra (PSDB-SP) à Presidência e considera a aliança com os tucanos ""suicídio político" do PMDB.
A nota afirma que Serra "não tem perspectiva de vitória" e que, cada vez mais, "consolida sua marcante capacidade de dividir, aliada a um temperamento autoritário e personalista, além da inexistência de apelo eleitoral".
Liderado pelo ex-governador Orestes Quércia (SP) e pelo ex-deputado Paes de Andrade, o grupo defendia a candidatura própria do partido à Presidência, tese aprovada na convenção nacional de setembro de 2001. Agora, passou a defender que a convenção de 15 de junho rejeite a coligação com o PSDB e libere o partido nos Estados para formar as alianças eleitorais mais convenientes.
Segundo Sarney, caso o PMDB formalize a coligação nacional com o PSDB, ficará impossibilitado de formar alianças nos Estados com outros partidos -por causa da verticalização das coligações determinada pelo TSE- e poderá "reduzir à metade" sua bancada no Congresso.
O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, não foi à reunião, mas enviou seu assessor especial, Alexandre Dupeyrat, para representá-lo. Também participou Newton Cardoso, vice-governador de Minas.
Cardoso criticou o senador Pedro Simon (RS), que integrava o grupo oposicionista do PMDB e agora é cotado para ser vice de Serra. ""Parece que o Simon se rendeu aos encantos do poder."
(RAQUEL ULHÔA)



Texto Anterior: Quem sou eu?
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.