UOL

São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divulgação de discurso de Lula piora a situação de radicais no PT

DA REPORTAGEM LOCAL

A divulgação feita pelos radicais petistas do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1987 foi considerada por integrantes da Comissão de Ética do partido como uma "tragédia" para o processo disciplinar movido contra os três parlamentares da sigla.
Segundo lideranças petistas afirmaram ter ouvido ontem de membros da comissão, a iniciativa "piora" a situação tanto dos deputados Luciana Genro (RS) e João Batista Oliveira de Araújo, o Babá (PA), quanto da senadora Heloísa Helena (AL).
A avaliação de parte da comissão, declararam lideranças da sigla, é a de que a utilização da figura do presidente da República, até aqui preservada mesmo pelos radicais, cria um "clima de indignação" dentro do partido que deve prejudicar os três acusados.
Prova disso é o fato de a divulgação do discurso de Lula estar sendo tratada por alguns dos integrantes do grupo como o "início de um novo momento" no conflito existente entre os radicais e a direção da legenda. Segundo os petistas, entre os adjetivos sobre a iniciativa ouvidos na comissão estão palavras como "absolutamente inoportuna" e "indelicada".
"Todos buscam uma solução mediada e eles vêm com isso? Desse jeito fica difícil", teria dito um deles, conforme relato feito por líderes da legenda à Folha.

Críticas
A divulgação do material, composto por uma fita de vídeo, um CD de áudio e um livro, foi feita anteontem pelo deputado João Fontes (PT-SE), um dos maiores críticos do governo.
No discurso gravado, Lula, então deputado federal pelo PT paulista, critica aspectos da reforma da Previdência agora contidos na projeto preparado pelo governo. Ataca também a TV Globo e o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), hoje aliado de Lula na Casa.
Luciana Genro, filha do ministro Tarso Genro (Desenvolvimento Econômico e Social), estava ao lado de Fontes no momento da divulgação desses conteúdos.
A deputada federal afirmou saber previamente da iniciativa do colega, mas disse que sua presença no local aconteceu "por acaso".
Já o comportamento de Heloísa Helena, que vem se mantendo calada e reclusa nos últimos dias, está sendo visto como positivo por integrantes da comissão.
A primeira audiência do processo disciplinar está marcada para o próximo domingo, na sede nacional do PT, em São Paulo.
(PATRICIA ZORZAN)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.