São Paulo, sexta-feira, 22 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta cria regra flexível para contratar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Petrobras ganhou ontem uma perspectiva de regras mais flexíveis para a contratação de bens e serviços por meio do projeto de lei apresentado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
A proposta, que terá de passar por longa tramitação no Legislativo, combina essa perspectiva de maior agilidade aos negócios da estatal à exigência de mais transparência nos gastos e amplos poderes de fiscalização ao Tribunal de Contas da União.
O projeto atende a uma reivindicação antiga do presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, para quem estatais que exploram atividades econômicas devem dispor de mais agilidade para contratar bens e serviços. Mas diz que, sem lei específica, o TCU não poderia liberá-las de cumprir a Lei de Licitações.
A proposta prevê dispensa de licitação, com justificativa, sempre que a competição for inviável.
O texto diz ainda que as estatais se submeterão ao "pleno controle" do TCU e lançarão os dados dos contratos na internet.


Texto Anterior: Sigilo: Receita diz não ter comentado mudança contábil pela estatal
Próximo Texto: Projeto cria regra flexível para contratos de estatais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.