São Paulo, sexta-feira, 22 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que Dilma está bem e não vai tirar licença

"Quanto mais trabalhar, melhor", afirma presidente; ela deve voltar hoje a Brasília

Na Turquia, o petista voltou a negar que vá disputar o terceiro mandato, dizendo que seu governo acaba em "31 de dezembro de 2010"


DO ENVIADO ESPECIAL A ISTAMBUL
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) está bem e descartou seu afastamento do cargo devido às sessões de quimioterapia a que se submete para tratar um câncer linfático. Para Lula, "quanto mais ela trabalhar, melhor".
O presidente disse a jornalistas em Istambul (Turquia) que havia conversado com a ministra por telefone e que ela estava "bem e tranquila". Dilma ficou internada por 35 horas entre terça e quarta no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela sentia fortes dores nas pernas, um efeito colateral do tratamento.
O presidente negou a intenção de disputar novo mandato. Ao falar da necessidade de incrementar o turismo entre o Brasil e a Turquia a empresários turcos, o presidente afirmou que este será um desafio até o fim de seu mandato, "no dia 31 de dezembro de 2010".
Sobre Dilma, Lula sugeriu que o melhor remédio é ela continuar trabalhando: "Quando a gente fica em casa, fica mais doente. A gente tem que espantar qualquer doença".
"Acho que ela vai continuar trabalhando", opinou Lula, que em seguida adotou um tom mais cauteloso. "Obviamente que não sou médico para dizer se ela pode ou não trabalhar. Mas eu acho que, quanto mais trabalhar, melhor para a saúde. A não ser que não possa."
A ministra passou o dia de ontem em São Paulo. Os médicos pediram que ficasse na cidade para poderem acompanhar sua recuperação. Ela deve retornar hoje a Brasília e retomar sua agenda na segunda.

Campanha
Ontem o ministro Tarso Genro (Justiça) descartou ontem um terceiro mandato: "A recomendação que o presidente Lula nos deu a respeito disso é que não tem terceiro mandato. A democracia brasileira não é uma democracia plebiscitária". Mas observou que essa é "uma questão recorrente porque está comprovado e estabilizado na mente de todo mundo que o governo brasileiro é um governo de sucesso, e que tem não só mantido a estabilidade da economia, como resistido à crise de uma maneira extraordinariamente positiva".
Já o ex-ministro José Dirceu publicou ontem em seu blog o slogan "Dilma 2010, é Lula de novo" para a campanha da ministra: "Vejam que boa sacada para a campanha de Dilma Rousseff, a pré-candidata do presidente Lula e do PT para as eleições do próximo ano". No fim da tarde, o post foi retirado.


Texto Anterior: Janio de Freitas: À espera de discussão
Próximo Texto: Foco: Em MG, Alencar chora e diz que espera ajuda de Deus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.