São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

OSCAR NIEMEYER, arquiteto
"Não foi perfeito, mas sempre foi uma figura importante para a nação. É uma grande perda porque estava sempre pronto a reagir nos momentos difíceis do país."

MIGUEL ARRAES, deputado federal
e ex-governador de Pernambuco "Brizola foi principalmente um grande brasileiro, um homem que sempre esteve presente nas grandes lutas do nosso povo, ajudando o Brasil a caminhar para a democracia. Toda a sua vida foi uma luta permanente na defesa das grandes causas nacionais."

RICARDO BERZOINI, ministro do Trabalho
"Leonel Brizola foi um personagem importantíssimo na história da reconstrução da democracia brasileira. Tem seu lugar na história da política nacional."

DILMA ROUSSEFF, ministra de Minas e Energia
"Brizola teve um papel de destaque na vida social e política do país. Especialmente no movimento da legalidade e no processo de redemocratização. A sua trajetória política é parte indissociável da história do Brasil."

CIRO GOMES, ministro da Integração Nacional
"É um elemento fundamental da história contemporânea do Brasil, desde que resistiu ao golpe, defendendo com a própria vida, a posse de Jango Goulart."

TARSO GENRO, ministro da Educação e ex-prefeito de Porto Alegre
"Nós gaúchos temos um profundo orgulho de Leonel Brizola, por tudo que ele significou para o nosso país e por tudo que ele legou com a sua conduta de homem honrado e probo."

OLÍVIO DUTRA, ministro das Cidades e ex-governador do Rio Grande do Sul
"Sempre respeitei sua história, mesmo quando ele tinha posições políticas criticáveis. Foi um homem que viveu intensamente seu tempo. Uma das grandes figuras políticas do século 20."

NELSON JOBIM, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal)
"Uma pessoa de importância incontestável na nossa história política recente. Um político controverso, que se alimentava de polêmicas e que teve papel fundamental na redemocratização."

GERALDO ALCKMIN (PSDB), governador de São Paulo
"Estou surpreso e muito triste. Brizola escreveu seu nome na história do Brasil pela sua dedicação à causa pública e à democracia. Governador de dois Estados brasileiros, fez sempre política com paixão e coerência."

JARBAS VASCONCELOS (PMDB), governador de Pernambuco
"Foi um brasileiro ilustre e uma marca de coerência na sua atuação. Marcou a história contemporânea do país."

MARTA SUPLICY (PT), prefeita de São Paulo
"Brizola faz parte da história do Brasil. Enfrentou com grande coragem o golpe de 1964 e sempre foi homem de ação, independentemente de suas convicções. Como aliado ou adversário, sempre mereceu respeito e hoje recebe a homenagem da nação brasileira."

JOSÉ SERRA (PSDB), ex-ministro da Saúde e ex-senador
"Fico profundamente chocado. O Brizola foi um político e um brasileiro que sempre lutou por suas crenças com a máxima dedicação e coerência. De fato dedicou sua vida às causas públicas e ao Brasil."

PAULO MALUF (PP), ex-governador e ex-prefeito de São Paulo
"O Brizola deixou um exemplo bastante longo de vida pública. Lutou muito pela democracia. O grande exemplo que deixou foi de coragem e perseverança."

PAULO BROSSARD, ex-senador pelo Rio Grande do Sul
"Essa notícia caiu sobre mim como se fosse um raio. Temos agora de descer ar armas em homenagem ao combatente morto. Durante muito tempo, pouco nos falamos. Adversário não é nada. É um convívio humano."

CRISTOVAM BUARQUE (PT), senador e ex-ministro da Educação
"Eu sempre fui um petista, mas brizolista ao mesmo tempo. Conversei com Brizola há dois meses e o que vai ficar é que ele foi uma das pessoas mais importantes do cenário político do Brasil."

PELÉ, ex-jogador de futebol
"Graças a Deus ele não sofreu. Foi para o hospital sem nenhum sofrimento. Isso é bom. Agora é pedir para a família ter um pouco de tranqüilidade e aceitar porque Deus sabe o que faz. Ele era um amigo meu."

MOREIRA FRANCO (PMDB), deputado federal e, ex-governador do Rio de Janeiro
"Nós temos que conviver com a perda desta natureza em um momento em que o Brasil precisa de pessoas com experiência, com compreensão democrática e popular para enfrentar as dificuldades. O ex-governador Brizola era um lutador."

FRANCISCO DE OLIVEIRA, sociólogo
"Ele se inscreve na tradição do que se chamou de populismo no Brasil, que foi equivocadamente interpretado político-sociologicamente como ligado ao fascismo. Foi uma forma autoritária da inclusão da classe trabalhadora na cena política."

JOÃO PAULO CUNHA (PT), presidente da Câmara dos Deputados
"Ficamos consternados. É um fato politicamente forte para o Brasil. Evidentemente todos os deputados, dos mais diversos partidos, ficam sentidos. Há um clima de tristeza e consternação."

JORGE BORNHAUSEN (PFL), senador, presidente do PFL
"A extrema dedicação à vida pública, a coragem, o patriotismo e a defesa de suas idéias garantem a Leonel Brizola um lugar de honra na história do Brasil."

ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL), senador
"Dele se podia divergir e divergi muitas vezes, mas ninguém podia negar a honestidade comprovada não só no governo do Rio Grande do Sul como uma vez no governo do Rio de Janeiro."

PAULO PAIM (PT), vice-presidente do Senado
"O Brizola era uma referência muito forte para todos nós. Para o Rio Grande do Sul, era um marco, lembrava Jango, Getúlio e a história trabalhista. Era um homem que mantinha suas convicções."

D. EUGÊNIO SALES, arcebispo emérito do Rio de Janeiro
"Posso declarar tranqüilamente que havia laços de amizade entre nós. Lamento profundamente a perda de um amigo."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Eleições 2004: PFL indica Gilberto Kassab para vice de Serra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.