São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Thomaz Bastos diz que ação foi "desnecessária"

BRENO COSTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Ministro da Justiça entre 2003 e 2007, o advogado criminalista Márcio Thomaz Bastos agora defende Eike Batista no inquérito da Operação Toque de Midas. O ex-ministro classificou como "absolutamente desnecessária" a ação da PF na casa de Eike, no Rio, no último dia 11.

 

FOLHA - A PF diz que Eike foi o "mentor intelectual" da fraude apontada pela polícia na concessão da estrada de ferro. O que ele tem a dizer sobre essa conclusão?
MÁRCIO THOMAZ BASTOS
- O Eike nega qualquer participação em qualquer ato ilícito. Ele nunca estimulou nem autorizou e não acredita na existência desses atos ilícitos. Para acusar alguém, você precisa apontar atos, fatos, circunstâncias que indiquem uma efetiva participação.

FOLHA - Como dirigente maior da MMX, ele não tinha conhecimento do processo de licitação?
BASTOS
- Não sei de detalhes, mas o conhecimento dele sobre o processo é o conhecimento do controlador. É claro que ele devia saber da existência da licitação. Mas ele negou peremptoriamente para mim qualquer tipo de ilicitude, de irregularidade, qualquer tipo de crime que pudesse ter sido cometido.

FOLHA - O sr. viu alguma arbitrariedade na operação da PF?
BASTOS
- Eu não gostaria de falar em arbitrariedade por enquanto. Estou examinando o inquérito bem devagar. Na minha opinião, a busca e apreensão em relação ao Eike era absolutamente desnecessária.

FOLHA - Como ex-ministro da Justiça, como o sr. vê a atuação da PF nas últimas operações, como a Toque de Midas e a Satiagraha?
BASTOS
- A PF é um ativo muito importante para o Brasil, é uma instituição forte. É preciso fazer alguns acertos. Como todas as instituições em uma democracia, ela está sempre em processo de transformação.


Texto Anterior: Eike foi "mentor intelectual" de fraude em licitação, afirma PF
Próximo Texto: Eleições 2008 / Perfil: Eleitor analfabeto é maioria em 17% das cidades do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.