São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Presidente elogia Célio de Castro, o ex-prefeito petista enterrado em BH

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ontem a Belo Horizonte para o enterro do ex-prefeito petista da cidade Célio de Castro, morto anteontem, aos 76 anos, de falência múltipla dos órgãos.
Lula destacou as qualidades de Castro como político e médico e disse que o "mundo seria muito melhor" com mais pessoas como ele.
"Muito mais do que o grande médico que o Célio foi, muito mais do que o grande político que o Célio foi, o Célio foi uma figura humana daquelas que nós gostaríamos que tivessem muito mais, porque o mundo seria muito melhor", disse.
"O Célio era quase que um anjo em pessoa, pelo caráter, pelo comportamento, pela solidariedade", afirmou.
Lula chegou ao cemitério Parque da Colina dez minutos antes do cortejo. Estavam presentes no cemitério os ministros mineiros Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), Hélio Costa (Comunicações) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).
O velório reuniu políticos de vários partidos, que destacaram principalmente a simplicidade de Castro.
O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB) e o prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel (PT), não compareceram. Ambos estavam viajando.
Castro foi eleito vice de Patrus na Prefeitura de Belo Horizonte em 1992. Foi eleito prefeito em 1996 e reeleito em 2000, sempre pelo PSB. Em 2001, filiou-se ao PT. No final daquele ano, um derrame o afastou da política. Durante 37 anos foi médico do principal pronto-socorro público de BH.


Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Janio de Freitas: A recriação da bomba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.