UOL

São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gestão de Costin recebeu críticas por nomeações

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das críticas à gestão de Cláudia Costin na Secretaria da Cultura refere-se à indicação de pessoas sem intimidade com o mundo da cultura e das artes.
O caso mais mencionado é o da substituição do museólogo Fábio Magalhães, na presidência do Memorial da América Latina, por José Henrique Reis Lobo, uma liderança política regional, membro da executiva estadual do PSDB e indicado pelo governador Geraldo Alckmin, de quem é amigo.
"O Lobo é uma pessoa que trouxe bastante dinamismo cultural para o Memorial", alegou Costin. "Ele é um militante da área da cultura, amigo de inúmeros artistas plásticos", disse a secretária.
Ao ser questionada sobre a atividade em que Lobo é mais conhecido -a dos esportes- a secretária argumentou que ele é conhecido "no campo do entretenimento em geral e também no cultural". "É uma presença constante em todas as galerias. O fato de ser amigo do governador é uma circunstância", disse.
Costin comentou a indicação de Cláudio Gaiarsa, ex-executivo da Sabesp para diretor-executivo da Orquestra Sinfônica de São Paulo. "Ele fazia a captação de recursos para a Sabesp. Quando eu vi que a Osesp tinha problemas de recursos, eu calculei que uma pessoa que entende tão profundamente de música -ele tem um irmão que é maestro e também toca instrumento- e entende tanto de captação de recursos só poderia agregar valor para a Osesp, que consome 20% do orçamento da secretaria". "Tem que ser alguém com o pé no chão e que entenda de captação de recursos", disse Costin.
A chefe de gabinete Maria Luiza Granado veio da Febem, tendo trazido para a secretaria o advogado Edson Ferraz, também da Febem.
"Não existe a carreira na Cultura. Cada um vem de uma organização. Não temos funcionário que seja da Cultura. Na secretaria da Saúde, por exemplo, havia uma carreira. Na Cultura, não existe. Todo mundo vem de outra autarquia", disse Costin. (FV E JAB)


Texto Anterior: Governo paulista: Promotoria monitora "caixa-preta" da Cultura
Próximo Texto: Outro lado: Secretária afirma que não há irregularidades
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.