São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

No Jardim Ângela

Quando se pensa em Brasil, diz a "Economist", logo depois de boleiros e passistas vêm a imagem de "um adolescente armado". Mas "algo está acontecendo", os homicídios caíram, sobretudo em São Paulo. "Até quem questiona a estatística, como Sérgio Adorno, diz que algo mudou. Mais do que em qualquer lugar, no Jardim Ângela." A "Economist" foi lá, fala até do cemitério São Luís, e arrisca os motivos: controle de armas; polícia que mata menos e soluciona mais; queda na proporção de jovens; e "o monopólio do PCC em algumas áreas". Quaisquer os motivos, na legenda acima, os jovens têm "uma chance maior de crescer".

INDEPENDÊNCIA
Deu na Reuters, "Lula vai associar o pré-sal a nova independência no 7 de Setembro", na rede de rádio e TV.
E de novo o preço mundial do petróleo "dispara", "salta", desde ontem cedo nos enunciados das agências.

DOHA, DE NOVO
E a representante comercial dos EUA, no "Inside US Trade", com eco por agências, confirma que vai a Genebra "testar a seriedade (do desejo) de avançar e trazer idéias e, sinceramente, conter a erosão do que estava na mesa".

CRISE IMOBILIÁRIA
youtube.com/barackobamadotcom


John McCain deu entrevista ao site Politico, com áudio, e foi "incerto sobre quantas casas tem". Em pouco tempo, entrou comercial democrata ligando o deslize a despreparo em economia (dir.).
No "New York Times", o blog The Caucus relatou a reação republicana, com ataques à ligação de Barack Obama com o arrecadador Tony Rezko, que o ajudou a comprar sua casa em Chicago. Fim do dia e, enquanto o Drudge Report anunciava comercial republicano sobre Rezko, o Huffington Post espalhava vídeo viral com um passeio de Google Earth pelas casas de McCain.

>>O QUE FAZER?
economist.com


A "Economist" tenta explicar por que Obama não está bem à frente. Evita citar raça e fala do "jovem e inexperiente" e suas mudanças constantes. Mas não esconde o assombro: "Se os democratas perderem, após Iraque, Katrina e uma crise econômica, poderiam cogitar outra profissão"

>>ACABOU?
danwei.org


Os chineses já não se contêm mais e o "Shenghuo", quando a vantagem sobre os EUA em ouro bateu em 43 a 26, deu manchete com os números e: "Acabou" ou "Está definido" (esq.). Não foi o único, segundo o Danwei, site que monitora a mídia chinesa. Também o "Dongguan" se deixou levar pelas 43 medalhas. E faltam quatro dias para terminar

DALAI LAMA VS. CHINA

Os Jogos de Pequim estão no fim e o Dalai Lama deu entrevista ontem ao "Le Monde", acusando tropas chinesas de abrir fogo contra tibetanos nos distúrbios de agosto e de ter "um projeto de repressão brutal". Ato contínuo, a home do "China Daily" postou artigo atacando as propostas de negociação do líder pró-ocidental, divulgadas via "New York Times" no início dos Jogos.

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br



Texto Anterior: Artigo: Chega de nepotismo!
Próximo Texto: Justiça eleitoral: Enteado de Lula tem registro de candidatura negado por TRE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.