São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alckmin
Vamos restabelecer o realismo e eficácia da política de preços mínimos. Não há necessidade imediata de criar novos instrumentos, mas apenas de executar a política com seriedade e respeito aos agricultores. A metodologia oficial, usada pela Conab, fruto de ampla discussão técnica com os vários segmentos, é apropriada. Os mercados agrícolas são muito especiais, e em todo o mundo os agricultores contam com mecanismos de proteção. Aqui no Brasil não. O preço mínimo deve cobrir pelo menos o custo de produção, e o governo deve alocar recursos suficientes para honrar a política. Para 2007 seriam necessários aproximadamente R$ 5,7 bilhões para operar todos os instrumentos, desde a compra direta até os mecanismos de mercado, como o preço de escoamento da produção.


Texto Anterior: Lula
Próximo Texto: O país se especializa mais na exportação de matérias-primas do que na de itens processados. Como mudar a tendência?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.