São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancada do PSDB na Câmara deve formalizar apoio a Fruet

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A bancada do PSDB marcou para hoje a reunião para formalizar a candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) à presidência da Câmara.
Lançado na semana passada pelo "Grupo dos 30", integrado por congressistas que atuam de forma independente, Fruet só deve ter o apoio oficial do seu partido hoje.
"Caminhamos para esse resultado", disse o deputado Antonio Carlos Pannuzio (PSDB-SP), que será líder do partido a partir do mês que vem. "Não garanto unanimidade, mas uma enorme maioria."
Chegar ao nome de Fruet não foi fácil. Inicialmente, o líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior (BA), havia dito que a bancada tucana apoiaria Arlindo Chinaglia (PT-SP).
A articulação para apoiar Chinaglia teve o aval dos governadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP), que, em troca, teriam apoio do PT para seus candidatos às presidências das Assembléias mineira e paulista.
"Nunca se fez entendimento com relação a questões estaduais", disse ontem Jutahy. "Há 20 dias, a situação era outra. Fruet seria um problema, pois 34 deputados eram a favor da tese de proporcionalidade. Hoje ele é uma solução."
Segundo Jutahy, só havia sido acertado com Chinaglia que o PSDB teria direito à primeira vice-presidência. O candidato tucano à vaga é Nárcio Rodrigues (MG), ligado a Aécio.
O anúncio de Jutahy em favor de Chinaglia sofreu duras críticas, sobretudo dos tucanos do "Grupo dos 30", como José Aníbal e Paulo Renato Souza.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso soltou uma nota contra o apoio. Com o lançamento de Fruet pelo "Grupo dos 30", o apoio de Jutahy a Chinaglia ficou insustentável.
Fruet articulou-se com os governadores tucanos para consolidar seu nome. Na semana passada, esteve com Serra e Yeda Crusius (RS) e disse que, na quarta-feira, iria se encontrar com Aécio. No fim da tarde de ontem, ele se reuniu, em Brasília, com os governadores Cássio Cunha Lima (PB) e Teotônio Vilela (AL). Aécio e Serra, que também estiveram na capital, não foram à reunião.
Jutahy minimizou a ausência deles. "Todos os governadores já declararam apoio à candidatura de Fruet." (ADRIANO CEOLIN E LETÍCIA SANDER)

Texto Anterior: Sucessão irá definir atuação do PT em SP
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.