São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice de rejeição ao presidente é maior do que os de Alckmin e Serra

DA REDAÇÃO

Apesar de ter ultrapassado José Serra no primeiro e segundo turnos e de ter ampliado sua vantagem sobre Geraldo Alckmin na última pesquisa Datafolha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também aparece na frente dos tucanos quando é medida a rejeição aos candidatos -30% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Lula "de jeito nenhum".
Entre os tucanos, a rejeição maior é a de Serra -20%. Alckmin é rejeitado por 15% dos entrevistados.
O governador de São Paulo tem o menor índice de rejeição da pesquisa, ao lado do pedetista Cristovam Buarque.
A pergunta feita pelo Datafolha foi: "Em quais desses candidatos você não votaria de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para presidente da República? E qual mais?". A questão permitia que cada entrevistado apontasse mais de um candidato em quem não votaria.
Os dados relacionados à rejeição dessa pesquisa, realizada nos dias 20 e 21, não podem ser comparados com o de levantamentos anteriores do Datafolha, pois a pergunta foi alterada. Na pesquisa anterior, o que se media era o grau de conhecimento dos candidatos no universo dos entrevistados.
Quem aparece com o maior índice de rejeição é o peemedebista Anthony Garotinho, com 37%. Germano Rigotto, o outro pré-candidato do partido, que disputa prévias contra Garotinho no próximo dia 19, é rejeitado por 16% dos entrevistados.
A rejeição a Lula aumenta junto com a renda familiar mensal dos entrevistados. Entre aqueles cuja renda é de até cinco salários mínimos, ela é de 28%. Sobe para 37% entre os entrevistados que ganham entre 5 e 10 salários mínimos e alcança 43% na faixa de renda de mais de dez salários mínimos mensais.
Os candidatos do PSDB têm uma rejeição mais estável nas três faixas de renda. Serra tem, respectivamente, 20%, 22% e 23% de rejeição da faixa de renda mais baixa para a mais alta. Alckmin, 16%, 15% e 13%.
Lula é mais rejeitado pelas mulheres (34%) do que pelos homens (25%). O inverso acontece com Serra -17% a 24%. Alckmin tem rejeição levemente maior entre os homens -17% a 14%. (RODRIGO RÖTZSCH)


Texto Anterior: Eleições 2006/Datafolha: "Lula dos pobres" é melhor que "Lula dos ricos"
Próximo Texto: Auditoria: TCU recomenda a Correios rigor sobre contratos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.