São Paulo, sexta-feira, 23 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula vai a Bush, mas não dormirá em casa presidencial

Presidentes devem detalhar acordo de biocombustíveis

DE WASHINGTON

O presidente Lula passará apenas o dia em Camp David, o retiro presidencial norte-americano nas montanhas de Maryland, Estado vizinho a Washington. Na agenda dos dois presidentes, estarão um detalhamento do acordo bilateral de biocombustíveis e as negociações em torno da Rodada Doha, de comércio exterior.
A Folha apurou que o brasileiro chegará a Washington na próxima sexta-feira, dormirá na residência do embaixador Antonio Patriota e será recebido com churrasco por George W. Bush no dia seguinte.
No encontro de Lula e Bush no sábado dia 31, é esperado que o memorando de biocombustíveis assinado no começo do mês em São Paulo seja mais detalhado, especialmente no tocante à iniciativa de exportar a tecnologia do álcool para a América Central e o Caribe.
Presente também, provavelmente de maneira mais acentuada que na reunião no Brasil, estarão as negociações da Rodada Doha. Tanto que Susan Schwab, a representante do governo Bush para comércio exterior, irá a Camp David, segundo disse Patriota em almoço ontem em sua homenagem.
Segundo o diplomata, estão previstos encontros entre Celso Amorim e Condoleezza Rice. Em sua fala, Patriota citou "novas iniciativas" que podem ser anunciadas ao final do encontro. Depois, para a imprensa, diria que um "comunicado conjunto" está sendo negociado. Quanto ao memorando bilateral, disse que a visita de Lula trará "mais especificidade".
Lula deve voltar a Brasília na noite do dia 31. Especulava-se que passaria o fim de semana com o presidente americano, o que não chegou a ser confirmado por nenhuma chancelaria. (SÉRGIO DÁVILA)


Texto Anterior: Foco: Religioso enviado pelo Vaticano reprova capela de futura beata baiana
Próximo Texto: Senado: Suplicy desiste de ir ao Iraque por segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.