São Paulo, segunda-feira, 23 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA

Eduardo Campos e Jarbas lideram empatados em PE

Diferença entre governador do PSB e senador do PMDB diminui em cenário com PT

Para o diretor do Datafolha, o equilíbrio na disputa não reflete a presença recente de Jarbas no noticiário, mas sua experiência no governo de PE


SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) aparecem empatados tecnicamente em dois possíveis cenários na disputa pelo governo do Estado em 2010, segundo pesquisa Datafolha.
Em um cenário sem nome do PT, o ex-prefeito de Recife João Paulo, Campos tem 40% das intenção de voto, seguido por Jarbas, com 34%. Nesta simulação, os dois estão em empate técnico no limite da margem de erro -três pontos percentuais para mais ou para menos.
O equilíbrio entre Campos e Jarbas não reflete, segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, a presença do senador no noticiário recente. Em entrevista à revista "Veja", em fevereiro, Jarbas afirmou que "boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção", gerando críticas da cúpula do partido. Na ocasião, também disse que "mais de 90% [do PMDB] praticam o clientelismo, de olho principalmente nos cargos".
A 18 meses das eleições, no entanto, o que conta mais é a memória do eleitor, segundo Paulino. "O noticiário reforça uma imagem que ele [Jarbas] já tem, mas não chega a atingir a maioria do eleitorado. Os índices refletem mais a tradição dele em administrações anteriores em Pernambuco, e isso acaba contando mais nesse momento." Jarbas foi duas vezes seguidas governador de Pernambuco (1999-2006).
No cenário em que o ex-prefeito João Paulo foi incluído, a distância entre Campos e Jarbas diminui. O atual governador aparece com 34% das intenções de voto, e Jarbas, com 31%. João Paulo está em terceiro lugar, com 12% das citações, em empate técnico com o ex-governador José Mendonça Filho (DEM), com 10%. Outros candidatos somam 6%. Votos brancos e nulos tiveram 4%.
Na simulação em que o nome de Campos não foi incluído, Jarbas abre uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Recife João Paulo (PT). O governador foi excluído deste cenário porque existe a possibilidade de coligação com o PT para que o ex-prefeito seja o candidato dos partidos.
Jarbas lidera com 41% das intenções, enquanto o petista João Paulo é citado por 21% dos entrevistados e se distancia de Mendonça Filho, que tem 13%. Os deputados federais Carlos Eduardo Cadoca (PSC) e Raul Jungmann (PPS) aparecem com 5% e 3% das intenções de voto, respectivamente. Edilson Silva (PSOL) tem 1%.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados, o atual governador lidera com 26%. Jarbas tem 10%; João Paulo e Mendonça Filho, 2% cada um. Os demais não atingiram 1%.


Texto Anterior: Evento: Folha sabatina amanhã presidente do STF
Próximo Texto: Atual governador, Cid lidera cenários no Ceará
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.