São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Mudança foi provocada pela participação do presidente no "Programa do Ratinho"

Jô Soares adia entrevista com Lula

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A entrevista que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva daria na semana que vem ao apresentador Jô Soares, da TV Globo, foi adiada por tempo indeterminado. O motivo foi a "entrevista-churrasco" que Lula concedeu anteontem a Carlos Massa, o Ratinho, do SBT.
"Ontem [anteontem] à noite mesmo nós adiamos essa entrevista", afirmou Jô ontem à tarde. "Como fazer um programa inteiro se o presidente deu uma entrevista exclusiva para outra emissora dias antes?"
A entrevista ao "Programa do Jô" seria gravada na quarta-feira que vem, no Palácio do Planalto, e exibida no mesmo dia.
A decisão de adiar a entrevista com o presidente foi do próprio Jô Soares, que afirma ter total independência sobre seu programa. "Não houve interferência da Globo. Perguntar isso me ofende", disse o apresentador.
O encontro de Lula com Ratinho foi na Granja do Torto e durou cerca de cinco horas, sendo três horas só de gravação. Segundo a assessoria do apresentador, o presidente atendeu a um convite de um "amigo".
A entrevista conduzida por Ratinho, segundo ele próprio, só deve ir ao ar na próxima sexta-feira. Se isso for cumprido, Jô Soares exibiria a sua antes do concorrente popular. Mas na Globo muita gente duvida da palavra de Ratinho. Desconfia-se que o SBT possa antecipar a exibição.
Jô Soares afirma que não foi o fato de Ratinho ter feito a entrevista antes, independentemente de exibi-la depois, que influenciou sua decisão de adiar o encontro com Lula.
"Não é porque o Ratinho fez antes. É por causa da proximidade. Não tem sentido fazer uma entrevista em cima da outra", disse.
A última vez em que Lula foi entrevistado por Jô Soares foi em maio do ano eleitoral de 2002, ainda como pré-candidato do PT à Presidência.
Já no segundo turno da campanha, o apresentador convidou o petista para um debate com o concorrente, José Serra (PSDB). O candidato tucano aceitou, mas o debate teve que ser cancelado porque Lula não respondeu ao convite de Jô Soares.
Agora o presidente volta a querer espaço na mídia. Com o caso Waldomiro Diniz esfriando, ele tenta se expor mais com o objetivo de reverter a queda da popularidade do seu governo.


Colaborou a Reportagem Local


Texto Anterior: Sombra no Planalto: Para FHC, "estão querendo esconder algo"
Próximo Texto: Eleições 2004: A embaixadores europeus, Marta ataca FHC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.