São Paulo, quinta-feira, 23 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

A China sobe

Nas páginas iniciais de "Wall Street Journal" e "New York Times", o secretário do Tesouro declarou que os EUA são responsáveis pela crise, em discurso preparatório para o encontro ministerial do G20, amanhã em Washington. Expressou sua confiança nas "ações coletivas" globais, destacou a China pelo "importante papel estabilizador" e citou "sinais" de estabilização em produção e comércio.
Escrevendo no "Financial Times", Jim O'Neill, do Goldman Sachs, ressaltou que o banco aumentou sua previsão de crescimento da China para 8,3% em 2009 e 10,9% em 2010. E alertou que "a história dos Brics está em sua infância", comandada pelo C de China, que "sempre foi o mais importante dos quatro".

O QUE QUER A CHINA
chinadaily.com.cn
Acorrentados, o mercado, o dólar e os bancos
O estatal "China Daily" publicou artigo de Liu Junhong, do Instituto Chinês de Relações Internacionais, intitulado "A mudança certa para o desenvolvimento", com a ilustração à dir.
Defende três pontos. O primeiro é "reconhecer o princípio do mercado", evitar "dizer não ao mercado". Outro é rever "a função das finanças", mas "não anular" e sim "erguer um sistema em que represente papel benéfico ao desenvolvimento". O terceiro, sobre as "relações com o mercado global", avalia que os EUA voltarão a liderar o consumo, mas "os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), de crescente classe média, estão criando um mercado potencial mamute".

A SOJA SOBE TAMBÉM
elpais.com
Luciano Coutinho "responde pelo futuro do Brasil"
Dias atrás no "FT" e ontem no "WSJ", a China segue comprando soja de Brasil e Argentina, mas também EUA, favorecidos pela seca na América do Sul. Investidores atrás de uma "história viável" já estariam apostando. Por aqui, na Bloomberg no fim do dia, "Bovespa sobe por causa da demanda da China e de apostas de corte nos juros" pelo Banco Central.
Ao fundo, o presidente do BNDES, "um dos máximos responsáveis pelo futuro econômico do Brasil", deu longa entrevista ao espanhol "El País", sob o título "Brasil volta a crescer entre 3,5% e 4%" no ano que vem.

"GO HOME, FOREVER"
Franck Robichon/nytimes.com
Japoneses aconselham estrangeiros sobre o plano
Como antes em jornais de Ásia e Europa, o "NYT" postou na home uma foto de latino-americanos e o enunciado "Japão paga estrangeiros para voltar para casa, para sempre". A reportagem abre com a história de Rita Yamaoka, brasileira que foi demitida em meio à crise e tem que decidir se aceita "milhares de dólares" para ir embora e "nunca mais procurar trabalho no Japão".

VEM DO FUTURO
congressoemfoco.ig.com.br
Logo da série sobre viagens
Com nova home, que remete ao site Politico, o Congresso em Foco marca a cobertura de Brasília com o caso das passagens aéreas. E é saudado pelo "furo mais importante" do ano, em sites de mídia e por profissionais como Milton Coelho da Graça. O "furo que vem do futuro" do jornalismo nasceu com Adriane Galisteu e era coberto ontem por Sabrina Sato, do "Pânico".

youtube.com/watch?v=sIUdUsPM2WA
VIRAL
Em instantes, o bate-boca saiu dos comentários de blogs para vídeos no YouTube. Joaquim Barbosa acusou Gilmar Mendes de estar "na mídia, destruindo a credibilidade da Justiça brasileira". O "Jornal Nacional" interveio depois, dando a entender que o confronto teria começado porque Barbosa faltou a uma sessão


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Justiça manda Newton pagar R$ 116 mil à ex-mulher
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.