UOL

São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pela 1ª vez desde a posse, Lula não discursa em ato

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pela primeira vez desde sua posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de discursar durante uma solenidade pública no Planalto. A decisão, tomada momentos antes da cerimônia de lançamento do programa de revitalização de ferrovias, coloca em prática uma nova fase que deverá ser adotada por Lula: a redução do número de pronunciamentos presidenciais.
Os discursos de Lula em todas as solenidades foram considerados excessivos por assessores que se reuniram no último sábado, no Palácio da Alvorada.
Ainda ontem, o Planalto também divulgou a intenção do presidente de iniciar contatos com jornalistas brasileiros e estrangeiros na próxima semana. Com isso, Lula sinaliza a reversão da tendência de priorizar os discursos como forma de se comunicar com a sociedade em vez de dar entrevistas.
O Planalto também avalia que o presidente deve se resguardar e não precisa falar em todas as cerimônias.
O presidente deve falar com a imprensa brasileira e estrangeira, separadamente, no próximo dia 27. Ele pretende discutir sua viagem a Evian, França, para a reunião ampliada do G-8.
O presidente já fez 75 discursos desde sua posse. (LEILA SUWWAN E FÁBIO ZANINI)


Texto Anterior: Governo x Governo: Lula quer isolar Alencar do centro do poder
Próximo Texto: No Planalto, Alencar poupa BC de críticas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.