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Controlador confirma à CPI "quase-colisão" há 12 dias
Líder da categoria depõe e afirma que acidente aéreo chegou perto de ocorrer em Brasília
Líder civil, Jorge Botelho diz que pode ter havido erro de controladores no vôo 1907, mas que a responsabilidade por isso é da Aeronáutica
LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Em depoimento à CPI do
Apagão Aéreo no qual contestou dados da Aeronáutica e listou problemas de rádio e radar
que comprometem a segurança, o líder nacional dos controladores, Wellington Rodrigues,
confirmou uma "quase-colisão" entre um Boeing e um Airbus há 12 dias perto de Brasília
e disse que a atividade é "incompatível" com o militarismo.
Questionado pelo deputado
Vic Pires (DEM-PR) sobre dois
aviões que quase se chocaram
perto da capital há 12 dias, Wellington disse: "É verdade. A informação que eu tive é que passaram bem perto". Procurada, a
FAB (Força Aérea Brasileira)
disse que não há registro do incidente descrito na CPI.
O relator da CPI, Marco Maia
(PT-RS), pediu ao deputado
que apresentasse documentação sobre o incidente. Vic Pires
disse que isso deveria ser requerido da própria Aeronáutica, o que será feito hoje.
Primeiro-sargento lotado no
Cindacta-1 e presidente da
ABCTA (Associação Brasileira
dos Controladores de Tráfego
Aéreo), Wellington falou a uma
sala lotada. Estava acompanhado de seu advogado e teve o cuidado de elogiar "a querida Força Aérea" e dizer que não queria desmerecer a instituição.
Antes de Wellington, o líder
da minoria civil da categoria,
Jorge Botelho, disse à CPI que
os controladores podem ter errado no dia do acidente do vôo
1907, mas que a responsabilidade por isso é da Aeronáutica.
"Pode ter havido erro dos
controladores, assim como outro erros. O que não admito é
que, ao querer punir os controladores, estão tirando o foco
das autoridades que não ofereceram os meios adequados para que os controladores pudessem ter evitado o acidente."
O acidente aconteceu no dia
29 de setembro, quando um jato da ExcelAire e um Boeing da
Gol colidiram, deixando 154
mortos. Os pilotos americanos
do foram indiciados pela PF.
O depoimento de Wellington
foi considerado "ponto alto" da
CPI por aliados e oposição.
Segundo ele, não foram feitos
os investimentos devidos para
acomodar o crescimento da
aviação comercial. Wellington
também listou diversas deficiências e falhas do sistema de
controle aéreo. E defendeu um
plano de desmilitarização.
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