São Paulo, sábado, 23 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Só Deus sabe", diz Lula sobre volta em 2014

Petista, que passou os últimos dias negando 3º mandato consecutivo, diz que voltar daqui a 5 anos é garantido pela Constituição

Presidente, para quem "a única coisa que quer para 2014 é a Copa do Mundo no Brasil", diz que só pensará sobre futuro fora do Planalto


Rodrigo Paiva/Folha Imagem
Dilma Rousseff conversa com jornalistas ao deixar prédio da Petrobras em São Paulo após encontrar o ministro Guido Mantega

MARCELO NINIO
ENVIADO ESPECIAL A ANCARA (TURQUIA)

Depois de passar os últimos dias negando a possibilidade de um terceiro mandato consecutivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi evasivo ontem, ao ser questionado sobre a hipótese de tentar uma nova candidatura em 2014.
No último dia de sua visita à Turquia, Lula lembrou que a Constituição não lhe impede de disputar uma nova eleição presidencial, mas considerou prematuro pensar no que vai fazer após deixar o Planalto, no último dia de 2010.
"Isso não seria o terceiro mandato. Isso é da Constituição", disse o presidente, quando questionado sobre uma possível volta à disputa presidencial em 20014. "Eu não sei o que vai acontecer em 2010, como é que eu vou pensar em 2014? A única coisa que eu quero para 2014 é a Copa do Mundo no Brasil. Isso já está garantido. Eu agora estou trabalhando para que a gente tenha a Olimpíada no Brasil em 2016. Eu acho que nós temos chances de ganhar. O que vai acontecer na política só Deus sabe."
Lula voltou a negar a hipótese de um terceiro mandato consecutivo nesta semana na China, diante da notícia de que o deputado Jackson Barreto (PMDB) defendera a mudança da lei para possibilitar uma nova reeleição. Na Turquia, o presidente reiterou que seu mandato terminará no dia 31 de dezembro de 2010.

Possibilidades abertas
Ontem, indagado sobre seus planos depois que deixar a Presidência, preferiu deixar todas as possibilidades abertas.
"Eu vou começar a assistir ao que vocês [jornalistas] fazem para poder saber como vocês estão analisando o próximo governo. Tem muita gente preocupada com isso, muita gente me pergunta o que eu vou fazer, mas essa não é a minha preocupação", disse ele. "Um ano e meio de mandato é muito tempo de governo. Nós temos muita coisa para fazer. Se eu vacilar agora, se eu parar para ficar pensando no que eu vou fazer em 2011, não vou governar."
O presidente afirmou que só começará a pensar no seu futuro fora do Palácio do Planalto, em 2011. Mas adiantou que quer descansar. "Eu vou começar a pensar em 2011 quando deixar a Presidência da República. Estou prometendo para a dona Marisa ficar em casa desde 1978", contou Lula.
E completou: "Quando cumpri meu primeiro mandato na presidência do sindicato [dos Metalúrgicos do ABC], eu disse para dona Marisa: "Vou sair do sindicato e ficar em casa". Depois eu fundei o PT, depois foi a CUT, e eu ainda não voltei para casa. Agora é a chance de falar que eu vou voltar para casa, cuidar da vida e da família."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: No passado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.