São Paulo, sábado, 23 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Governo afirma que mantém apoio a egípcio para a Unesco

DO ENVIADO A ANCARA

Apesar da pressão do Congresso, o governo não vai retirar seu apoio à candidatura do ministro da Cultura do Egito, Farouk Hosny, à direção geral da Unesco (organização da ONU para a educação, ciência e cultura).
Segundo o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, o apoio será mantido. "Vamos para a votação e veremos o que acontece", disse Martins, em Ancara. "É uma decisão política."
Há poucos dias, o chanceler Celso Amorim havia afirmado que o apoio é "coerente" com a política brasileira de aproximação com o mundo árabe.
A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, na quinta, requerimento para que o governo recue em favor do brasileiro Márcio Barbosa, vice-diretor da Unesco, que disputa a vaga.
Nesta semana, três intelectuais judeus -Bernard-Henri Levi, Elie Wiesel e Claude Lanzmann- lançaram um manifesto pedindo à comunidade internacional que impeça a eleição de Hosny e o acusando de antissemitismo. O egípcio nega a acusação. (MARCELO NINIO)


Texto Anterior: Renan vai indicar Romero Jucá para a relatoria da CPI
Próximo Texto: Mato Grosso: Assembleia indica deputado de 35 anos a vaga vitalícia no TCE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.