São Paulo, sexta-feira, 23 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais

Mineiro foi elo entre Lula e empresários

DA REDAÇÃO

Mineiro de Muriaé, o empresário José Alencar, 74, vice-presidente eleito com Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, acumulou o cargo de ministro da Defesa entre novembro de 2004 e março deste ano.
Empresário e fazendeiro, serviu como ponte entre Lula e o empresariado. No governo, revelou-se o maior crítico da política de juros altos -afirmou que as taxas eram "um crime".
Em dezembro, a Folha revelou que um depósito de R$ 1 milhão havia sido feito pelo PT em conta da Coteminas, maior companhia têxtil do Brasil, criada por Alencar em 1967 e presidida por seu filho.
O depósito sugeria lavagem de dinheiro do caixa dois petista. A empresa afirmou que vendera ao PT 2,7 milhões de camisetas por R$ 12 milhões e que o depósito era uma parcela desse valor.
Eleito senador em 1998 pelo PMDB-MG, seu mandato iria até 2007. Líder do PL no Senado, tornou-se vice de Lula para oficializar a aliança. Em 2005, filiou-se ao PRB (Partido Republicano Brasileiro), criado com assinaturas colhidas pela Igreja Universal do Reino de Deus.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: PT pode barrar inadimplentes em convenção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.