São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

O que quer a Petrobras

O "Financial Times" publica hoje e adiantou ontem no site uma entrevista com o presidente da Petrobras, que "quer atualizar as regras de produção" no país. Visa "lidar com o futuro status de grande produtor de petróleo e obter mais rendimentos para o Estado", segundo o correspondente. Este cita "analistas" e depois "um consultor que pediu para não ser identificado" para falar da "desvantagem" da mudança para as companhias estrangeiras.
Dias antes, também o noticiário no Brasil ressuscitou o questionamento aos direitos da Petrobras sobre o campo de Júpiter (BMS-S-24), que não teria sido renovado pela Agência Nacional de Petróleo em 2001. Em contraste, a americana Exxon, "por exemplo, obteve a prorrogação do BM-S-22".

O QUE QUER A CHEVRON

Daniel Ronsebaum/nytimes.com


Em longa entrevista ao "New York Times", o presidente da americana Chevron defendeu a exploração de petróleo no mar dos EUA, como George W. Bush e John McCain, e deu o Brasil como "exemplo de sucesso" a ser seguido

OBAMA E A ESPECULAÇÃO

O plano de Bush, McCain e petroleiras de permitir a exploração no mar foi atacado por editoriais do "Los Angeles Times" e do "Miami Herald" -de Califórnia e Flórida, Estados que seriam diretamente afetados.
E, em reação ao plano republicano para conter o custo da gasolina, o democrata Barack Obama apresentou o seu, em destaque nos sites de "Washington Post" e outros, se concentrando no combate aos especuladores. Em especial ao "buraco Enron", como trata a regra que permite negócios sem regulação no mercado futuro.

ETANOL LIVRE?
O "Wall Street Journal" publica hoje e adiantou ontem que as enchentes no Meio-Oeste dos EUA, que atingiram a produção de etanol de milho, "abrem oportunidade ao etanol do Brasil".
O setor "mudou inteiramente em dez dias" e gigantes como a Cargill estariam consultando produtores brasileiros para compras. "Vai cair a barreira de importação?", diz o enunciado.

NÃO PARA A NESTLÉ
No Brasil, o assessor especial do Departamento de Estado para "energia alternativa" disse à Bloomberg que EUA, Brasil e União Européia "aceleraram os esforços para criar padrão e tornar o etanol uma commodity".
Por outro lado, segundo o "Valor", Nestlé, Danone, Unilever e outras multinacionais se uniram, na Europa, "contra os planos de fazer do etanol uma commodity".

EM CAMPANHA

survival-international.org e cnn.com


Um mês e meio após sites e telejornais darem por aqui as cenas do ataque covarde aos índios em Roraima, o site da Survival International postou na sexta o "extraordinário vídeo", até com alerta para as "imagens perturbadoras". No final de semana, reproduziu-se por CNN etc.

O RETORNO DO PCC

Josias de Souza e Ricardo Noblat postaram o célebre vídeo de dois anos atrás, em que Geraldo Alckmin se nega a responder sobre o PCC à TV australiana.
E ontem, quando a convenção tucana confirmou a candidatura do ex-governador, o Terra trazia na manchete que o "PCC endurece regras" internas, com longas reportagens sobre a organização a partir de cartas apreendidas pela Administração Penitenciária.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: "Denúncia é vazia", afirma ex-presidente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.