São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 2002

Texto Anterior | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Pataxós invadem mais uma fazenda
Quatro dias após o assassinato do índio Raimundo Neres, 42, cerca de 150 integrantes da tribo pataxó-hã-hã-hãe invadiram na madrugada de ontem mais uma fazenda em Pau Brasil (BA). Apesar da presença de 70 policiais federais dentro da reserva, que possui 52,1 mil hectares -outros 120 policiais cercam a cidade e vistoriam casas e veículos-, os índios chegaram à fazenda por volta das 3h. Três horas depois, expulsaram o fazendeiro Raimundo Alves da propriedade.
O chefe da Funai (Fundação Nacional do Índio) no extremo sul da Bahia, Alberto Evangelista, disse que os índios aguardam há mais de 20 anos decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a posse da reserva. Os 400 fazendeiros que moram no local controlam 98% da área. Os índios alegam que a área pertence à reserva pataxó desde 1923, quando foi demarcada. Nos últimos 15 anos, os conflitos entre as duas partes já mataram 17 índios. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR)



Texto Anterior: Panorâmica - Questão Agrária: Coordenador de sindicato rural é morto no Pará
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.