São Paulo, segunda-feira, 23 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco nega ter encomendado pesquisa a ONG

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A assessoria de imprensa da Nossa Caixa afirmou que "nunca encomendou à Asbace [Associação Nacional de Bancos] pesquisas de satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados nos terminais de auto-atendimento". Segundo o banco, "esse trabalho não faz parte do escopo de contratos que a Nossa Caixa tem com a instituição". Questionado se o contrato com a ONG Caminhar se deu de forma indireta, por meio de outra empresa, o banco voltou a negar.
"Já foi dito anteriormente que o banco tem contratos com a Asbace que estão relacionados à sua rede de auto-atendimento (terminais), à instalação de correspondentes bancários, ao desenvolvimento de sistemas e aplicativos de softwares, aos serviços de compensação e à captura de dados de títulos e cheques. Nesses contratos, não há nenhum item que trate de pesquisas de satisfação de clientes", diz a assessoria.
A Folha encaminhou ao banco, na quinta, trechos dos cinco depoimentos nos quais os acusados de envolvimento na fraude confirmam a existência dos contratos com a Nossa Caixa. O presidente do banco, Milton Luiz de Melo Santos, também é presidente da Asbace, entidade que tem a maioria dos recursos oriundos da Nossa Caixa.
Segundo a assessoria do banco, o repasse à Asbace é de cerca de R$ 12,5 milhões. O banco diz ainda que já realizou auditoria nos contratos com a Asbace (que subcontratava a ONG Caminhar), mas que não foram encontradas irregularidades. "O presidente do Banco Nossa Caixa solicitou à auditoria do banco que fosse realizado levantamento criterioso de todos os contratos em vigor entre o banco e a Asbace. A auditoria apontou que eles foram feitos com fundamentação legal à época. (...) Os contratos foram objetos de apreciação do Tribunal de Contas do Estado de SP, que aprovou as devidas contas."
O presidente da Caminhar, André Luís, não atendeu às ligações da Folha. Elizabeth Oliveira dos Santos, vice-presidente da ONG, não quis falar com a reportagem.


Texto Anterior: Presos dizem que fraude se estendeu à Nossa Caixa
Próximo Texto: Operação Aquarela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.