São Paulo, segunda-feira, 23 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

"Eu não volto tão cedo"

O Pan voltou ao topo das páginas iniciais dos portais e ao "Domingão do Faustão", mas nos sites o apagão prossegue. Na manchete da Folha Online e outros, a investigação da pane no Cindacta-4, que "considerará todas as hipóteses, inclusive sabotagem". No site de "O Estado de S. Paulo", a reação de um controlador anônimo, "não somos terroristas". Pouco importa, o "Infortúnio do Brasil vira internacional", bradou a AP no despacho mais reproduzido ontem pela internet.
No "Washington Post" de domingo, longo artigo da jornalista e escritora Elizabeth Spiers trazia por título "A pior empresa aérea do mundo" e abria dizendo que "a TAM é a pior". Mas sobra para todos: a pista curta de Congonhas, os controladores com baixos salários, o mercado "não-competitivo" -e as autoridades "em negação sobre a inevitabilidade de novos acidentes, com a capacidade esgotada" do sistema. "Não importa quão lindo seja o Brasil, eu não volto lá tão cedo."

LÁGRIMAS

oglobo.globo.com


No alto da home do Globo Online, "Presidente da TAM chora em missa pelas vítimas". Um dia antes, na coluna de Mônica Bergamo, a nota "Ensaio" dizia que "a TAM contratou empresa de "crise de imagem", seus diretores fizeram "media training" antes de conceder entrevista".

GLOBO E A TAM
Nas manchetes do "Jornal Nacional" de sábado, "Um laudo diz que a pista de Congonhas, mesmo molhada, tem atrito para evitar acidentes, mas dois pilotos da TAM dizem ao "JN" que a chuva deixa a pista escorregadia demais".
Na reportagem, depois, foram quatro frases para o laudo do IPT, no meio de dois longos diálogos com os pilotos, que "falaram com exclusividade" e, por outro lado, "com autorização da TAM".

BAND E A GLOBO
Não foi o "JN" que deu primeiro as imagens -de circuito interno- do Airbus em alta velocidade na pista de Congonhas, como registrou esta coluna. Foi o "Jornal da Band".
Uma produtora da Bandeirantes declarou ao site de mídia Comunique-se que flagrou um técnico da Infraero dizendo que entregaria o vídeo "primeiro para a Globo, pedido de Brasília". A produtora então pressionou e conseguiu as imagens. Antes.

O ACIDENTE ANTERIOR

Sexta no "Newsday", de Long Island, subúrbio de Nova York, "Pilotos intimados a testemunhar no Brasil". São ainda os dois do Legacy que derrubou o Boeing da Gol, que voltaram para Long Island e, segundo o advogado de ambos, querem cooperar, "desde que não saiam daqui".
Em seu blog, o colunista de viagens de negócios Joe Sharkey, que estava no Legacy, postou ontem não estar "alegre" com o novo acidente -e que segue tratando do caso porque "as autoridades brasileiras criminosamente pegaram para bode expiatório dois pilotos americanos".

A ESTRÉIA
Alexei Barrionuovo, o novo correspondente do "New York Times" no Brasil, começou ontem com olhos voltados à economia, num texto em que colaborou com o correspondente de Caracas, "Objeções do Brasil retardam plano de Chávez para banco regional". Lula é descrito como "um socialista que abraçou políticas amigas do mercado".

O OBITUÁRIO
Larry Rohter, o correspondente de saída, escreveu anteontem o obituário de ACM, "durante décadas um dos mais poderosos e coloridos líderes políticos do Brasil", "uma figura robusta, de bigodes, dada a vestir ternos brancos", que "forjou aforismos", que "trocou de lado" no fim da ditadura e virou "o fazedor de reis da política brasileira" etc.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Um dia após o enterro, túmulo de ACM recebe poucas visitas
Próximo Texto: Entrevistas da 2ª/Tragédia em Congonhas/Mães - Carmem Caballero: "Foi tudo junto, fiquei órfã e sem as minhas filhas"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.