São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Discurso garantido
FHC insiste com Pedro Malan para que se filie ao PSDB porque não quer ficar nas mãos de Serra e de Tasso Jereissati. O presidente desconfia que, em algum momento, eles possam assumir um tom de crítica à política econômica na tentativa de crescer nas pesquisas e de garantir a vaga de candidato da base aliada.

Âncora eleitoral
Com Pedro Malan (Fazenda) no páreo, FHC teria uma alternativa de peso para bancar em 2002 no caso de o ministro da Saúde e o governador do Ceará tentarem enveredar por um discurso do tipo "PSDB do B".

Disco arranhado
A pressão de FHC sobre Pedro Malan, no entanto, não tem surtido efeito. Resposta do ministro da Fazenda a José Aníbal, presidente nacional do PSDB, que ontem lhe fez mais um convite para que se filiasse ao partido: "Não vou ser candidato. Nem vou me filiar a partido algum".

Bênção, padrinho
O reajuste linear de 3,5% anunciado pelo Planalto para o funcionalismo público foi negociado com o FMI.

Aposta de risco
Raul Jungmann disse a FHC que aceita desistir de sua candidatura ao Senado ou à Câmara para assumir a Secretaria de Comunicação de Governo. O atual ministro da seca espera ser recompensado se o candidato governista for eleito em 2002.

Bateu o martelo
Geraldo Alckmin (PSDB-SP) definiu ontem os três advogados que serão nomeados para o Tribunal de Justiça: José Reynaldo de Souza, que foi apoiado pela Febraban, Francisco Vicente Rossi, da corrente católica da OAB, e Maria Cristina Zucchi.

Domina o assunto
Acusado de ter sido um dos responsáveis pela quebra do Banespa, o ex-governador Fleury Filho (PTB-SP) tornou-se ontem o presidente da CPI que investigará denúncias de irregularidades na intervenção do banco, decretada pelo BC em 94.

Puxão de orelha
O PSB vai cobrar explicações dos três deputados estaduais da sigla no Paraná que votaram a favor da privatização da Copel. Os votos foram decisivos para a vitória de Jaime Lerner (PFL).

Laços de família
José Alexandre Resende, filho do deputado federal e ex-ministro dos Transportes Eliseu Resende (PFL-MG), deve ser indicado para a presidência da Agência Nacional de Transportes Terrestres, que será criada por FHC em duas semanas.

"Me dê motivo"
Ciro foi apelidado por parlamentares do PL de "candidato Tim Maia". Anteontem à noite, a bancada do partido o esperava em um restaurante de Brasília para um jantar marcado pela liderança do PPS na Câmara. O presidenciável não apareceu.

Desculpa oportuna
A ala do PTB contrária a Ciro Gomes quer aproveitar a união do candidato do PPS com Itamar e Brizola para romper a aliança e reaproximar-se do governo. Em troca, os trabalhistas pedem alguns cargos, como o comando dos Correios e a direção financeira da Petrobras.

Na hora certa
A reaproximação imediata ao governo não é uma idéia majoritária na cúpula do PTB. Os principais líderes da sigla dizem que é cedo para tomar qualquer decisão desse tipo. Acham que é melhor esperar o ano que vem e ficar com a candidatura que tiver mais chance de vitória.

Cavalos e cavaleiros
Condenado pela Justiça em primeira instância a 632 anos de prisão pelo massacre do Carandiru, o coronel Ubiratan Guimarães será homenageado amanhã em um jantar fechado na Sociedade Hípica Paulista.

TIROTEIO

Da procuradora da República Janice Ascari, que atua no caso do TRT, sobre Paulo Maluf ter atacado o Ministério Público em razão das contas investigadas na ilha de Jersey:
- É a tática de denegrir o acusador para inverter a situação. É muito mais fácil atacar o Ministério Público do que se defender das acusações.

CONTRAPONTO

Direitos iguais

Dias atrás, Martus Tavares (Planejamento) pegou um vôo de Brasília para Fortaleza com escala em Teresina. Quando o avião começou a pousar na capital do Piauí, o piloto informou:
- Haverá uma breve escala em Teresina. Em seguida, vamos decolar rumo à linda Fortaleza, a mais bela capital do Nordeste.
O piloto não sabia que no avião estava uma comitiva do Piauí, com o governador Mão Santa, dez prefeitos e o secretário de Fazenda, Paulo de Souza.
Os piauienses ficaram revoltados. O secretário chegou a ameaçar de invadir a cabine, mas foi contido por Mão Santa.
Souza exigiu que a comissária levasse um bilhete ao piloto. E só sossegou quando o comandante leu-o ao microfone:
- Em breve, pousaremos no Piauí, onde fica o delta do Parnaíba, o mais belo do Brasil!
A comitiva aplaudiu em pé.



Próximo Texto: Funcionalismo: Greve de servidores fracassa após anúncio de reajuste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.