São Paulo, domingo, 23 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acre retira referências a Marina em biblioteca

Procuradoria orientou Estado a fazer mudanças sob pena de acionar a Justiça

Coordenador da Biblioteca Florestal (ex-Marina Silva), em Rio Branco, disse que fotos e poema da senadora eram justa homenagem

FÁBIO ZANINI
ENVIADO ESPECIAL A RIO BRANCO

"Do arco que empurra a flecha, quero a força que a dispara; da flecha que penetra o alvo, quero a mira que o acerta".
É de Marina Silva o poema que recebe o visitante da sala Marina Silva, na Biblioteca Marina Silva, obra do governo petista do Acre no centro da capital Rio Branco.
Uma enorme foto da senadora sorrindo, várias imagens menores dela com aliados petistas e um texto biográfico laudatório de sua trajetória completam o ambiente.
O culto à personalidade tem data para acabar, ou pelo menos diminuir. Em junho, o Ministério Público Federal orientou o governo do Acre a retirar as referências mais evidentes à eventual candidata a presidente, com base no princípio constitucional da impessoalidade, sob pena de acionar a Justiça. O governo resolveu atender a orientação.
O pedido não tem relação com a saída da senadora do PT e sua provável candidatura ao Planalto. A obra de R$ 3,8 milhões é estadual, mas teve financiamento do BNDES.
O prazo para as mudanças se esgota em 7 de setembro. "Nós lamentamos a decisão, mas vamos seguir. Era uma justa homenagem à figura da Marina, que deu grande contribuição à luta socioambiental", disse Carlos Edgard de Jesus, coordenador da biblioteca.
Há duas semanas, o letreiro com o nome da senadora foi removido da fachada. Faltam as fotos, o poema e a placa inaugurada pelo presidente Lula no final de 2006, em que Marina é retratada como "a vitoriosa mulher acreana que, ao lado de Chico Mendes, levou ao mundo a voz dos povos da floresta".
O local passará a se chamar simplesmente "Biblioteca Florestal". Com 1.800 metros quadrados num prédio moderno de três pavimentos, ele se destaca na cidade. Há cinema para 82 pessoas e terminais de acesso a internet. O acervo, ainda em formação, tem 3.000 livros ligados a meio ambiente.
É também um espaço de exposições. Na última quinta-feira, havia fotos de Marina, Lula, do ex-governador Jorge Viana (PT) e do senador Tião Viana (PT) numa mostra em homenagem a Chico Mendes. Devem continuar, com o argumento de que se trata de uma exibição temporária.
Na parede, um dos murais mostrava fotos de obras do governo estadual e a foto de uma manifestação do PT. Segundo o texto, "uma frente política liderada pelo Partido dos Trabalhadores governa o Acre há 12 anos. [...] Vem modernizando a gestão administrativa para a promoção do desenvolvimento sustentável".
Segundo o coordenador, Marina em princípio resistiu à homenagem, mas depois concordou. No dia da inauguração, foi agraciada com uma medalha pelo governo estadual e emocionou-se.
A senadora foi procurada para comentar o assunto, mas não deu resposta.


Texto Anterior: Rumo a 2010: Lula minimiza impacto eleitoral de Marina sobre o PT
Próximo Texto: Janio de Freitas: Um momento anormal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.