São Paulo, domingo, 23 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

CAMPO MINADO

Brigada Militar afasta coronel após morte de sem-terra no RS

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO GABRIEL DA AGÊNCIA FOLHA

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul afastou o subcomandante-geral da corporação, coronel Lauro Binsfeld. Ele chefiou a operação de reintegração de posse de uma fazenda, anteontem, em São Gabriel (321 km de Porto Alegre), onde um sem-terra foi morto com um tiro de escopeta. No lugar de Binsfeld, assumirá o coronel Jones Calixtrato.
Em nota oficial, o comando geral da BM informou que, "após a realização da operação, constatou-se erro na execução, na medida em que o planejamento do comandante-geral não foi seguido na íntegra".
Diz a nota que "já foram identificados os policiais militares que manusearam armamento de mesma característica e calibre que o apontado como causador da morte".
O trabalhador rural Elton Brum da Silva, 44, foi morto com um tiro de escopeta disparado pela Brigada Militar na fazenda Southall.
Cerca de mil pessoas participaram ontem de uma marcha em São Gabriel, segundo o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em protesto pela morte de Silva. O trânsito foi interrompido. Policiais civis acompanharam a manifestação. A Brigada Militar não apareceu no local.
No protesto uma camionete foi atacada com bandeiradas após quase atropelar um grupo de sem-terra. Irritado, um fazendeiro hostilizou os manifestantes. "Mataram um, tão matando pouco", gritava Carlos Alberto Teixeira.
O funeral de Silva acabou se tornando um ato político do MST contra a governadora Yeda Crusius (PSDB) e o governo federal, pela demora em assentar famílias.


Texto Anterior: Jornalismo: Banca seleciona 3 projetos para Folha Memória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.