São Paulo, sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT racha e já negocia vice de Ciro na disputa pelo governo de SP

Grupo de Dirceu apresentou Emidio e Edinho como alternativas para a chapa

Sergio Lima -16.out.09/Folha Imagem
O deputado Ciro Gomes, que pode se candidatar ao governo de SP

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

A ala do PT paulista liderada pelo ex-ministro José Dirceu ofereceu ao PSB de Ciro Gomes dois nomes para ocupar o posto de vice caso o deputado federal pelo Ceará aceite encabeçar uma chapa antitucanos na corrida pelo governo de São Paulo.
Emidio de Souza, prefeito de Osasco, e Edinho Silva, presidente do PT-SP, foram apresentados como alternativa. O gesto formaliza a divisão no PT no principal Estado do país.
O movimento tem ainda como objetivo enfraquecer o grupo que no dia 5 do mês passado aprovou a "construção" de uma candidatura própria à sucessão de José Serra (PSDB).
Além de Dirceu, fazem parte desse grupo os deputados federais Cândido Vaccarezza, líder do PT na Câmara, José Genoino e José Mentor. Eles também avisaram o PSB que, caso Ciro aceite concorrer ao governo, já tem maioria para barrar a candidatura própria petista -encampada pela ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy.
O projeto de lançar Ciro, aliado do Planalto, para o Bandeirantes, retirando-o da corrida pela Presidência, foi anunciado pelo presidente Lula com o objetivo de favorecer a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
Ciro diz que não pretende desistir de disputar a Presidência.

Palocci
Na próxima semana, o PT-SP abre inscrições para os pré-candidatos ao governo. A despeito de costurar a indicação de um vice, o grupo de Dirceu vai lançar Emidio ao governo.
Com isso, marca posição internamente e cria um grande obstáculo ao ex-ministro e deputado federal Antonio Palocci, nome defendido por Marta.
A ex-prefeita avalia que Palocci aceitaria negociar sua candidatura, mas não gostaria de enfrentar prévias nem de contrariar o presidente Lula.
Outro golpe contra o ex-ministro da Fazenda foi oferecer a vaga de vice de Ciro a Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e afilhado político de Palocci e de Dilma. A alternativa acomodaria o grupo do ex-ministro no arranjo pró-Ciro.
Emidio nega intenção de ser vice. Edinho não foi localizado.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Saúde 1: Exames de Alencar têm bons resultados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.