São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado vai cruzar ligações de Lacerda para a Petrobras

DO ENVIADO ESPECIAL A CUIABÁ

O delegado da Polícia Federal responsável pelo inquérito do dossiê contra políticos do PSDB, Diógenes Curado, vai cruzar as ligações feitas por Hamilton Lacerda à Petrobras com a liberação de recursos da estatal a ONGs (organizações não-governamentais).
A intenção do delegado é saber se há alguma conexão entre os contatos telefônicos feitos por Lacerda com a eventual tentativa de obter recursos na Petrobras para a compra do dossiê contra tucanos.
Lacerda, ex-assessor de Aloizio Mercadante na campanha ao governo de São Paulo, é apontado pela PF como a pessoa que levou o R$ 1,75 milhão utilizado na negociação do dossiê para os emissários do PT Gedimar Passos e Valdebran Padilha no hotel Ibis, em SP.
Conforme a Folha publicou no sábado, a PF investiga 15 ligações telefônicas ocorridas entre Hamilton Lacerda e o gerente de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa.
De acordo com a quebra do sigilo telefônico do celular de Lacerda -em poder da PF e da CPI dos Sanguessugas-, o ex-petista conversou com Santarosa entre 2 de agosto e 14 de setembro, um dia antes da prisão de Gedimar e Valdebran.
Além disso, as quebras registram oito trocas de telefonemas entre Lacerda e um assessor de Santarosa, todas no início de agosto. Por fim, há 12 ligações do telefone fixo da Petrobras para o celular de Lacerda -que telefonou de volta uma vez-, a maioria em agosto. No total, foram 36 ligações.
Nos últimos dias, a Petrobras tem sido alvo de uma série de reportagens do jornal "O Globo" e da Folha sobre a liberação de recursos para ONGs ligadas a petistas, entre as quais a Unitrabalho, da qual Jorge Lorenzetti era colaborador.
Ex-chefe do núcleo de inteligência da campanha do presidente Lula, Lorenzetti foi apontado pela PF como o "articulador" do dossiê contra tucanos. (LEONARDO SOUZA)


Texto Anterior: CPI usa ligações e vídeo para rebater versão de ex-petistas
Próximo Texto: Dutra recebeu R$ 577 mil de parceiras da Petrobras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.