São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente quer pescar peixe do lago do Alvorada

ANDRÉA MICHAEL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pesa 50 quilos, alimenta-se de filhotes de pato, nada no lago do Palácio da Alvorada. Trata-se de um jaú, espécie de peixe que o presidente Lula tenta, sem sucesso, pescar no quintal da residência presidencial, uma de suas diversões quando se sente "solitário" em Brasília.
Lula não fotografou o peixe, mas ontem disse que já o viu no lago do Alvorada. As histórias de pescaria de Lula incluíram também uma tilápia de 5,8 quilos (que a Embrapa "queria embalsamar") e um pintado de 12 quilos. O que faz com os peixes? "Na maioria, a Marisa quer que eu solte." Alguns ele come.
Além da pescaria, o futebol, a piscina e filmes preenchem os momentos de solidão. Lula disse que evita sair, porque aí "tem que ir uma precursora na frente", segurança, uma bagunça. Diz que isso aconteceu em sua casa, tempos atrás, quando recebeu a visita de Fidel Castro.
"Se eu pudesse ir sozinho, eu iria. Mas eu não vou fazer isso na casa dos outros. Você poderia convocar um ministro para ir à sua casa, mas se você chama um, por que não chama o outro? É muito ruim. Nesses quatro anos eu não fui a nenhum aniversário de nenhum companheiro, nem casamento, nenhum almoço de ninguém. É muita futrica", disse.
Ontem Lula comeu pães de queijo. Na conversa com jornalistas, a quem prometeu tratar melhor no próximo governo, o pescador furou a dieta, da qual peixe é parte importante.
Em suas contas, ele saiu de 98 quilos, no final de 2005, para atuais 83 quilos.
Cardápio diário: "Peixe, salada, salada, carne, lasanha de berinjela. No final de semana, eu como arroz, feijão, macarrão, torresmo".
"Aqui em Brasília tem pizzaria?", perguntou Lula. Foi quando se lembrou dos nomes de algumas mini-pizzas que lhe são preparadas por um amigo. Na campanha, chamavam-se "A caminho da vitória" e "Fuerza del Pueblo". E agora, presidente, perguntou um jornalista. "Vitória Garantida", disse.


Texto Anterior: Lula quer nome único da base para Câmara
Próximo Texto: Salário de secretários sobe 89%, após pedido de Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.