UOL

São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dulci tenta justificar presença do governo

DOS ENVIADOS A PORTO ALEGRE

O secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, usou o seu discurso na cerimônia de inauguração do terceiro Fórum Social Mundial para justificar a participação do grande número de integrantes do governo no encontro.
Referindo-se, sem explicitar, às críticas de que haveria demasiada presença do governo em um encontro que se pretende feito exclusivamente pela sociedade civil, Dulci disse: "O governo apóia, mas sabe que se trata de um fórum de alta organização da sociedade civil e quer participar respeitando isso".
O secretário-geral disse que os membros do governo iam ao fórum para ouvir e aprender com os exemplos da sociedade civil.
Ele iniciou seu discurso dizendo que foi "um orgulho participar [do fórum] como militante social e é um orgulho participar como integrante do governo Lula". E ainda, mais tarde: "É uma honra para o governo que o fórum possa acontecer no nosso país e que o governo possa partcipar".
Embora em tese nenhum representante de governo possa participar como tal do fórum, e o assessor especial da Presidência Oded Grajew tenha reiterado que Luiz Inácio Lula da Silva só discursará em Porto Alegre como anfitrião do encontro, Dulci disse que queria "agradecer o convite feito pelos organizadores para que o governo estivesse presente".
Dulci disse que considerava legítimo o investimento do governo, por meio de patrocínio da Petrobras e do Banco do Brasil, no encontro. Segundo ele, "isso não compromete a autonomia do fórum nem o transforma em um evento chapa-branca". (RAFAEL CARIELLO E KENNEDY ALENCAR)


Texto Anterior: Rigotto é vaiado na abertura do Fórum Social
Próximo Texto: "Davos precisa ouvir Porto Alegre", diz Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.