São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Projeto deve levar água a 12 milhões no semiárido

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUSTÓDIA (PE)

O projeto de transposição das águas do rio São Francisco prevê a construção de dois canais para levar água desviada do rio a 12 milhões de moradores do semiárido, em Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Orçada em cerca de R$ 5 bilhões, a obra é questionada por grupos e entidades, que defendem soluções mais simples e baratas, como a construção de cisternas, além da revitalização do rio.
Em protesto contra o projeto, o bispo católico de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, promoveu duas greves de fome, em 2005 e 2007.
Em visita à obra em outubro de 2009, o presidente Lula prometeu inaugurar ainda em 2010 o eixo leste, que terá 220 km de extensão e levará água para Pernambuco e Paraíba. O eixo norte, com 400 km, atenderá, além dos dois Estados, Ceará e Rio Grande do Norte.
Para levar a água, captada em dois pontos do rio São Francisco, serão implantadas nos percursos nove estações de bombeamento e construídas 30 barragens.


Texto Anterior: Descoberta arqueológica para obra no São Francisco
Próximo Texto: Fórum reúne elite universitária, diz pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.