São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra invadem fazenda em Minas que foi palco de chacina

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Cerca de 400 integrantes do MST invadiram na madrugada de ontem a fazenda Nova Alegria, em Felisburgo (a 731 km de Belo Horizonte), palco de chacina de sem-terra em novembro de 2004. Não houve conflito durante a invasão.
É a primeira vez que o MST invade a fazenda de Adriano Chafik Luedy após a chacina que matou cinco sem-terra e feriu outros 12. Luedy, acusado de ser mandante do crime, está livre, aguardando julgamento.
Esse é um dos motivos da invasão ontem, segundo Elenice Pereira da Silva, coordenadora do MST no norte mineiro. Ela disse que os sem-terra exigem que Luedy seja preso e julgado. Além disso, o MST cobra a área para a reforma agrária.
Nem mesmo o reconhecimento pela Justiça de que 568 hectares da fazenda são terras devolutas (pertencentes ao Estado mineiro) mudou a situação em Felisburgo. A única alteração é o acampamento Terra Prometida ter virado legal.
O Incra informou que não pode se envolver nessa questão por se tratar de terra devoluta. As medidas que beneficiariam os sem-terra dependem ainda da ação discriminatória do Instituto de Terras de Minas.


Texto Anterior: Amazonas: Incra anuncia criação de assentamento em zona de conflito
Próximo Texto: Para encurtar caminho, TJ faz túnel de R$ 1 mi em MT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.