São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres são cotadas para vice de Ciro e de Lula

DA ENVIADA A BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA

Um dia depois de a deputada Rita Camata (PMDB) ter sido indicada para a vaga de vice na chapa de José Serra (PSDB), a Frente Trabalhista que apóia Ciro Gomes (PPS) à Presidência já fala na possibilidade de também ter uma mulher para a disputa do cargo.
A citada é a ex-vereadora Sônia Santos, que disputou e perdeu a última eleição para a Prefeitura de Porto Alegre (RS) como vice na chapa encabeçada pelo ex-governador Alceu Collares (PDT).
Ciro afirmou ontem que pretende anunciar seu vice na primeira semana de junho. A convenção de PPS, PTB e PDT que deve confirmar a candidatura do ex-ministro está marcada para o dia 10 de junho, em Pindamonhangaba (SP).
Apontada como excelente oradora, a ex-vereadora ainda teria a vantagem, segundo integrantes do PTB, de ter a blindagem ética necessária para compor a chapa da Frente Trabalhista.
Além de Sônia, são ainda apontados como candidatos a vice pela sigla o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, o ex-governador de Minas Hélio Garcia, o deputado Walfrido Mares Guia (MG) e o senador Arlindo Porto (MG).
O PDT também já tem seus indicados. O preferido do presidente da legenda, Leonel Brizola, é o ex-governador Alceu Collares. Além dele, tem sido mencionado o deputado Miro Teixeira.
Embora os dois partidos tenham pretensões à vaga, interlocutores de Ciro afirmam que o escolhido deve ser do PTB, aliado de primeira hora do ex-ministro.

Vice de Lula
Cotada para ser a vice de Luiz Inácio Lula da Silva na corrida ao Planalto, a senadora Marina Silva (PT-AC) declarou ontem que existe um setor dentro do PT que defende a presença de uma mulher na chapa de vice.
"É uma honra inegável estar sendo lembrada para ser vice do Lula, mas a escolha de um nome do partido somente será discutida caso se esgotem todas as possibilidade de aliança com o PL", disse.
A cúpula petista busca formalizar uma aliança com o PL e nomear o senador mineiro José Alencar (PL) como vice.

Vice de Garotinho
Sobre a escolha de seu vice, Anthony Garotinho (PSB) disse ontem que a sua preferência é por um nome de Minas, o deputado estadual João Leite (PSB). "Tenho dito que o meu coração está assim amineirado, pendendo para Minas Gerais. Mas entre um coração amineirado e decidido, eu preciso primeiro ouvir o partido."
Ao lado de Garotinho, Leite disse que é "uma honra" estar sendo cogitado, mas se esquivou de dizer se aceita.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Rita deverá "substituir" Roseana, diz estudiosa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.