São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

FHC inaugura usina sob risco de protesto

WILSON SILVEIRA
ENVIADO ESPECIAL A MINAÇU (GO)

O presidente Fernando Henrique Cardoso inaugura hoje a usina hidrelétrica Cana Brava, em Minaçu (GO), sob um rígido esquema de segurança montado para evitar manifestação de integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que ontem se concentraram no ginásio de esportes da cidade.
Policiais militares de Goiânia, Porangatu, São Miguel, Goianésia e Uruaçu e soldados da artilharia do Exército vindos de Brasília em quatro ônibus foram espalhados pela região da usina, distante 28 km do centro da cidade.
Veículos particulares só são autorizados a passar pelas barreiras montadas na estrada depois de revistados. Na cidade, as ruas que dão acesso à estrada são monitoradas por soldados à paisana.
O agricultor Djalma Martins Dias, da coordenação nacional do MAB, disse que os integrantes do movimento vão forçar a entrada na obra enquanto FHC estiver lá. O presidente vai de helicóptero do aeroporto da cidade até a barragem da usina. Segundo o Planalto, os integrantes do MAB não conseguirão se aproximar dele.
Segundo Dias, a represa da usina, que inundou uma área de 139 km2, desabrigou cerca de 840 famílias, das quais 400 não tiveram direito à indenização nem a outra casa porque não eram proprietárias das terras inundadas. Eram famílias de agregados, meeiros e outros trabalhadores rurais.
Em julho do ano passado, FHC cancelou visita à usina hidrelétrica de Machadinho, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, porque a obra foi invadida na véspera pelo MAB.
Segundo a Companhia Energética Meridional, detentora da concessão de construção e operação da hidrelétrica, foram alagadas 252 propriedades, que compreendem 258 famílias, das quais 120 não eram donas da terra. A empresa afirma que todas elas foram ressarcidas.



Texto Anterior: Janio de Freitas: A escolha
Próximo Texto: Evento: Seminário da Folha e do Ipea vai discutir a fome e a pobreza no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.