São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Obama e "o caminho"

"Washington Post", "Financial Times" e outros pouco destacaram, com enunciados como "Obama reforça retórica". O "New York Times" deu manchete on-line, "Obama ataca Irã por reação violenta", mas postou ao lado a coluna "O fim do começo", avaliando que o levante, por ora, "terminou".

 

Obama, na coletiva por TV e internet, voltou a dar prioridade para sites como Huffington Post -e a citar o Brasil, apontando a "relação de trabalho" com Lula como "o caminho para outros países", o que foi visto como referência a Venezuela ou Irã:
"O presidente Lula tem uma orientação política muito diferente da maioria dos americanos. Ele subiu através do movimento sindical, foi visto como forte esquerdista e no fim era uma pessoa muito prática, que instituiu toda sorte de reformas inteligentes de mercado que fizeram o Brasil prosperar."



EM TRANSFORMAÇÃO

Thomas Trebat, diretor do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Columbia, postou em coluna no site RGE Monitor, de Nouriel Roubini, análise sobre "Brasil e os Brics". Destaca que os "investidores deveriam ver a liderança do Brasil na cúpula Bric como novo sinal da profunda transformação em seu papel internacional... na direção de um papel mais ativo dentro de um status quo mundial reformado".

"BOOM AGAIN"
Correu por Bloomberg e outras a coletiva do Citigroup, dizendo que "será metade mercados emergentes". E que "o Brasil é peça-chave disso", que "o herói é o consumidor brasileiro" etc.
Nessa linha, o Seminário Imobiliário Global Reuters, em Nova York, deu a notícia "Brasil vive novo boom no palco imobiliário".

EUA VS. CHINA
Martin Jacques, ontem no "Guardian", postou a coluna "Bem-vindo ao milênio da China" -e depois lançou seu novo livro "Quando a China Domina o Mundo".
Já a nova "Foreign Policy" dá capa para "Não acredite no hype da Ásia" e sim nos EUA. E na manchete de ontem no "FT", "EUA entram contra China na OMC".



DE AHMADINEJADI A SARNEY

Lula também mudou a retórica sobre o Irã, dizendo que "ou a justiça iraniana dá um jeito, ou a situação se senta com a oposição ou se têm novas eleições, porque o povo não pode continuar sendo vitimado". Mas reafirmou que a fraude "é difícil de acontecer". Na Folha Online, "Lula volta a defender Ahmadinejadi".
Por aqui, em defesa de Sarney, "Lula critica imprensa por privilegiar escândalo no Senado", na Reuters Brasil. Reclama que, "em uma crise como esta, o aumento de mais de cem mil empregos é uma coisa, mas a manchete é o emprego no Senado".

PESQUISAS JÁ
Fernando Rodrigues, no UOL, detalhou pesquisa GPP divulgada por Cesar Maia via newsletter e Twitter, com o título "Sem Ciro, Dilma passa Serra no Nordeste".

"COMEÇOU CEDO"
Dias atrás, o blog de Lauro Jardim postou que "já tem banco fechando contrato com institutos para pesquisas eleitorais que começam no segundo semestre".



SOB FORTE PRESSÃO
tnr.com
Na "New Republic", a floresta

A BBC de Gary Duffy e até a "New Republic" entraram ontem na "controvérsia" sobre a nova legislação sobre propriedade de terras na Amazônia. Os dois citados não chegam a tomar posição, citando pós e contras para a floresta, mas dão voz à "forte pressão" ambientalista sobre Lula, pelos vetos ao texto aprovado no Congresso.



DISPUTA, AGORA LÁ
cbsnews.com
Ontem na rede CBS, a família

A avó, o padrasto e o advogado da família brasileira do jovem Sean Goldman foram ontem ao "Early Show" da CBS. Defenderam a permanência no Brasil, questionaram o pai americano e disseram que ele quer continuar por aqui. Mas a TV não exibiu entrevista que fez com o menino. A advogada do pai disse à AP que foi "ordem judicial".



"GRIPE COMUM"

Nem Irã nem Senado. Na manchete dos telejornais brasileiros de ontem, a "gripe suína" que levou o Brasil a sugerir distância de Argentina e Chile. Mas "a doença não é mais perigosa que a gripe comum", anunciou o "Jornal Nacional", na escalada.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Ministros se boicotam em audiência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.