São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cabral tem 42%, contra 38% dos adversários

DA SUCURSAL DO RIO

A 38 dias da eleição, o candidato do PMDB ao governo do Estado do Rio, Sérgio Cabral, está 23 pontos à frente do segundo colocado e tem quatro pontos mais do que todos os seus adversários somados. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra Cabral com 42% das intenções de voto, Marcelo Crivella (PRB) com 19% e Denise Frossard (PPS) com 11%.
Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Cabral pode ter entre 39% e 45%, e seus concorrentes somados, entre 35% e 41%. Assim, não é estatisticamente seguro dizer que o candidato do PMDB venceria no primeiro turno, mas ele mantém a possibilidade de fazê-lo. Em caso de eventual segundo turno, Cabral bateria Crivella por 55% a 29%, e Frossard por 60% a 24%.
A pesquisa indica que Crivella é o candidato mais rejeitado, com 26%; Cabral tem 16% de rejeição, e Frossard, 15%.
A grande novidade deste levantamento do Datafolha apareceu na disputa pela vaga do Senado. Jandira Feghali (PC do B) passou de 21% para 23% e está tecnicamente empatada em primeiro com Francisco Dornelles (PP), que subiu seis pontos, passando de 14% para 20%. Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) continua com 7%.
O crescimento de Dornelles é reflexo do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Na maior parte da propaganda de Dornelles, quem aparece pedindo votos para ele é Sérgio Cabral. O partido de Dornelles faz parte da coligação do peemedebista.
Na disputa para o governo do Estado, a única oscilação importante foi de Denise Frossard, que de 9% passou para 11%. Nos estratos da pesquisa, movimentação importante ocorreu entre os eleitores de 35 a 44 anos, faixa em que Cabral perdeu seis pontos, Frossard subiu cinco pontos, e Crivella cresceu quatro pontos.
Após uma semana de horário gratuito eleitoral, 37% dos entrevistados disseram ter assistido ao programa de Cabral ao menos uma vez, 33% ao de Crivella e 28% ao de Frossard. Dos eleitores que assistiram os programas, 66% aprovaram o programa de Cabral, 54% aprovaram o horário eleitoral de Crivella e 52% aprovaram o de Denise Frossard.
O Datafolha ouviu 1.245 eleitores, em 34 municípios, nos dias 21 e 22 de agosto. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 58203/2006.


Texto Anterior: Quércia abre ciclo de sabatinas em São Paulo na próxima terça
Próximo Texto: Horário eleitoral: Menos da metade de entrevistados assistiu a programas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.