São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Curitiba, Richa seria reeleito com 71% dos votos, diz pesquisa

Em 2º lugar, Gleisi Hoffmann (PT) oscila de 12% para 15% em relação a julho

DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Na semana de estréia no horário eleitoral gratuito da TV, o candidato do PSDB e atual prefeito de Curitiba, Beto Richa, manteve a dianteira na disputa e seria reeleito no primeiro turno com 71% dos votos.
É o que revela nova pesquisa Datafolha, uma parceria Folha e TV Globo, realizada com 848 entrevistados entre quinta (21) e sexta-feira (22). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A segunda colocada, a candidata do PT, Gleisi Hoffmann, chega a 15% das intenções de voto. Em comparação à primeira pesquisa Datafolha, no final de julho, a petista oscilou positivamente três pontos percentuais. Richa, que obteve 72% na primeira consulta, oscilou negativamente um ponto.
O terceiro colocado, Fábio Camargo (PTB), também oscilou dentro da margem de erro, de 4% para 2%. O candidato do PMDB, Carlos Moreira, aparece em quarto com o mesmo índice da pesquisa anterior (1%).
Não pontuaram os candidatos Maurício Furtado (PV), Bruno Meirinho (PSOL), Ricardo Gomyde (PC do B) e Lauro Rodrigues (PT do B). Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, votos brancos e nulos somaram 4% e os eleitores que declararam estar indecisos representam outros 5%.
Na rejeição, o petebista Fábio Camargo continua em primeiro, com 26% -na primeira consulta tinha 19%. Gleisi está em segundo, com 20%, e Moreira é o terceiro, com 18%. Richa é o que alcançou a menor restrição (7%).
Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, todos os números "confirmam o favoritismo absoluto do atual prefeito". Outro dado que pode explicar a ampla liderança do candidato, apontou Paulino, é a larga aprovação da população da gestão do tucano, também medida na pesquisa. "Após três anos e oito meses de gestão, a avaliação dele atinge novo recorde de aprovação de 81%."
A pesquisa Datafolha foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 1707/2008.


Texto Anterior: Elio Gaspari: O astral do brasileiro está lá em cima
Próximo Texto: Eleições 2008 / Recife: Petista João da Costa sobe 15 pontos e assume liderança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.